O aplicativo de videochamadas Duo, da Google, agora está com um novo recurso. A empresa vem se esforçando ultimamente para desenvolver um aplicativo de mensagens que se destaque entre o público. Para isso, trouxe na sua nova atualização a possibilidade de se enviar fotos com disponibilidade de 24 horas. 

O novo recurso é bastante similar ao Stories do Instagram: selecione uma foto, edite-a do jeito que quiser e então selecione os contatos para os quais você gostaria de enviar a imagem. O aplicativo te fornece a lista com os favoritos no topo. É possível escolher até cinco deles por vez.

Recurso de customização de fotos do Google Duo é semelhante ao Instagram Stories.
Recurso de customização de fotos do Google Duo é semelhante ao Instagram Stories. 

Não é possível apagar a foto após ela ser enviada, nem mandar uma sequência de imagens. O usuário precisa selecionar uma por uma e enviar para seus contatos de novo e de novo.

O contato selecionado então recebe uma notificação em seu aparelho e pode responder à sua mensagem com um vídeo ou uma videoconferência, o que foi alvo de críticas de usuários. Isso porque os destinatários ficam limitados a como responder suas mensagens. 

Outras atualizações

Essa não é a primeira investida da Google no Duo. Em maio a empresa já havia disponibilizado a criação de chamadas em grupo com até oito pessoas e recentemente liberado diversos novos recursos.

Além das fotos com validade, o Duo também já permitia o envio de fotos e vídeos da galeria para seus contatos. Há também o recurso chamado "knock knock", que permite ver o contato que está solicitando uma videochamada antes de atendê-la e o lembrete, que avisa ao usuário de uma ligação que ele precisava fazer.

A questão agora é saber se todas essas investidas estão fazendo efeito entre o público. Principalmente por elas serem extremamente similares a diversos outros aplicativos já existentes - e dominantes - no mercado.