Se você está constantemente em movimento ou apenas alguém que adora manter uma conversa telefônica sem usar as mãos, a tecnologia Bluetooth oferece conveniência. O Bluetooth conecta dispositivos e permite a transmissão sem fio de dados. Embora o Bluetooth seja comumente associado aos smartphones e a uma condução mais segura, ele também é usado para conectar computadores e vários outros dispositivos eletrônicos compatíveis com a tecnologia. 

7 Dicas para aumentar o alcance do seu sinal Bluetooth

Se a sua conexão ou recepção não estiver tão nítida quanto você queria, você poderá fazer alguns pequenos ajustes para aumentar a intensidade do sinal.

1. Remova as obstruções

 

f

Você sabia que a tecnologia em seu smartphone que permite que ele se conecte à outros dispositivos tem o nome de um rei dinamarquês famoso por conseguir que facções rivais se sentassem e conversassem? O guerreiro dinamarquês era chamado de Bluetooth pelos amigos, e quando a tecnologia foi introduzida em 1997, o nome parecia apropriado.

Talvez você não precise lutar com vikings para se comunicar, mas fazer com que seu smartphone conecte-se aos alto-falantes pode parecer uma verdadeira briga as vezes. E se o Bluetooth lhe parece uma tecnologia mágica, saiba que não é; Ele usa ondas de rádio de curto comprimento para transmitir dados em curtas distâncias. Embora as ondas de rádio são fisicamente invisíveis, elas estão presentes no nosso ambiente e podem ser obstruídas.

Qualquer coisa de metal ou água pode causar bloqueios (o Bluetooth não atravessa com facilidade esses elementos), então tubos de metal em uma parede, fiação elétrica, ou até mesmo seu próprio corpo podem dificultar a conexão. 

Se você não conseguir remover fisicamente as possíveis obstruções, mova seus dispositivos para que não haja nada entre eles. Se possível, mantenha o dispositivo de transmissão alto, para que as ondas possam viajar de forma ultra-eficiente.

2. Desligue outros dispositivos

c

Você raramente precisará tentar isso, porque o Bluetooth salta entre 42 canais diferentes centenas de vezes por segundo, praticamente nunca é interrompido por sinais de telefones sem fio e roteadores WiFi. 

No entanto, isso pode acontecer, portanto, se você tiver problemas na conexão Bluetooth devido a sinais de telefone ou roteadores, tente desativar os equipamentos que estejam interferindo, ou afaste seu equipamento Bluetooth o máximo possível deles.

3. Verifique a Distância

 

Embora a maioria dos dispositivos móveis com Bluetooth use a Classe 2, que tem um alcance de dez metros, há uma chance de você estar tentando operar fora do intervalo recomendado. Além disso, quanto maior a distância que o sinal deve percorrer, maior a possibilidade de interferências.

4. Reinicie o Bluetooth

O Bluetooth deve ser capaz de se conectar com até sete dispositivos sem precisar ser redefinido. No entanto, não é apenas o próprio sinal de rádio que você deve contabilizar. Cada dispositivo, por mais simples que seja, possui algum tipo de aplicativo ou firmware que possa ter problemas como uma exceção de memória ou alguma outra falha. 

Reiniciar periodicamente, ajuda a limpar eventuais erros e dá aos seus dispositivos multi-conectados (como o seu smartphone) uma grande chance de ter um sinal forte. Mesmo que você não reset o Bluetooth, tente reiniciar (ligar e desligar o dispositivo) quando tiver problemas.

Como reiniciar o serviço do Bluetooth do Android

Vá em Configurações > Aplicativos > Ver todos os Aplicativos > Mostrar sistema.

 

b

 

Encontre o Bluetooth (os apps estão em ordem alfabética) e clique em selecione FORÇAR PARADA.

6

5. Atualize seus equipamentos

As vezes os equipamentos mais antigos simplesmente não conseguem lidar com a rápida taxa na qual o Bluetooth e outras tecnologias mais novas têm. Queremos dizer "antigo" por padrões de tecnologia, a propósito. Algo que você comprou há dois ou três anos pode não estar mais funcionando tão bem.

Garanta que seus gadgets sejam, se não os mais recentes e melhores, pelo menos relativamente novos.

6. Extensor do sinal Bluetooth

Se você estiver frustrado com a limitação de 10 metros ou com a incapacidade de conectar mais de sete dispositivos, poderá se apaixonar por um roteador Bluetooth. 

b
 

Duplicando o sinal com um extensor, você poderá conectar dispositivos a distâncias muito maiores que o normal, o que ajuda a contornar problemas como interferência e até mesmo permite que você gerencie seus dispositivos pela Internet.

7. Atualização de firmware

As atualizações mais comuns que precisam ocorrer estão em seu smartphone. O sistema operacional tem que lidar com coisas como restrições de memória, problemas de hardware e interrupções, todos os quais estão acontecendo ao mesmo tempo. Como existem muitas oportunidades de curto-circuito, recomendamos que você mantenha o firmware do smartphone atualizado.

Não é apenas o seu smartphone, no entanto, que precisa dessas atualizações. Não é de conhecimento comum, mas você também pode atualizar o firmware em seus outros dispositivos. Verifique com o fabricante, pois muitas vezes haverá atualizações disponíveis que ajudarão o dispositivo a responder melhor às iterações mais recentes do Bluetooth ou à tecnologia mais recente que você está tentando conectar.

Esperamos que estas sete dicas tenham ajudado você a resolver o seu problema. Certifique-se de que suas distâncias são adequadas e você não tenha interferências, reinicie o Bluetooth de seus dispositivos constantemente, mantenha-os atualizados, experimente um extensor de sinal Bluetooth e não hesite em comprar novos produtos quando eles estiverem desatualizados.