Não é a primeira vez que acontece casos de infecção de aplicativos por malwares e por mais que o Google utilize e aprimore seus filtros, sempre acabam achando alguma brecha. Isso provavelmente ocorre pelo fato de que é o sistema operacional mais utilizado no mundo por uma grande margem.

Desta vez foram 238 aplicativos infectados que somando seus downloads, dava uma quantia de 440 milhões. Ou seja, são possíveis 440 dispositivos infectados com a infecção do malware. Esse vírus trabalha utilizando-se de inserção de publicidade de forma forçada na tela dos smartphones. Apelidado de BeiTaAd, o adware deixa os celulares praticamente impossibilitados de se utilizar.

A ameaça foi inicialmente detectada pela empresa de segurança Lookout e a partir daí foram surgindo diversos alertas. Segundo a empresa, o adware tem o objetivo de lucrar utilizando publicidade em excesso que aparece a toda hora na tela dos smartphones.

Aplicativos infectados na Play Store
Aplicativos infectados na Play Store

O Google já comunicou que reagiu a ameaça e provavelmente removeu ou atualizou os aplicativos em que foi detectada a infecção. Entretanto não é a primeira vez que isso acontece e o pior, já houveram diversas, somente durante este ano. O que nos resta fazer é sempre tomar cuidado ao instalar aplicativos desconhecidos, sendo o ideal pedir indicações antes de fazer o download de alguma aplicação no smartphone.

Fonte: pplware