O Android Q em sua quarta versão beta traz novidades para os usuários do sistema operacional e uma delas é a "Face Authentication" que se encontra no menu das configurações levando-nos a acreditar que o Google tem intenções de adicionar ao Android suporte nativo para desbloqueio facial. Segundo o site 9to5Google, a nova funcionalidade proporcionará a possibilidade de desbloquear o smartphone, fazer login em aplicativos e realizar pagamentos, parecido com a tecnologia Face ID desenvolvida pela Apple.

O desbloqueio facial já está presente em vários smartphones atualmente, porém o que ocorre é o desenvolvimento do sistema de leitura de rosto pela própria fabricante. Já que cada empresa está desenvolvendo seu próprio sistema de reconhecimento facial, os resultados correm o risco de ser inconsistentes.

Com o Android ganhando suporte nativo ao reconhecimento facial, fará com que a experiência dos usuários seja mais confiável, rápida e fluida em todos os aparelhos com o sistema operacional. Em janeiro o XDA-Developers descobriu o código que possibilita tal tecnologia, porém segundo informações ditas por eles, precisará de um hardware de reconhecimento facial especial para ser possível a utilização do recurso. Isso nos leva a pensar que o sistema é realmente mais complexo e ajudará realmente na confiabilidade da tecnologia.

Exemplo de tecnologia de reconhecimento facial
Exemplo de tecnologia de reconhecimento facial

Também foi adicionada à versão beta a funcionalidade "Screen Attention" que impede que a tela diminua o seu brilho ou apague caso a pessoa esteja olhando para a tela do celular. Isso é possível através da utilização da câmera frontal do smartphone.

Caso você ainda não tenha instalado a versão beta em seu celular, não faça isso. Segundo o Google, será feita uma pausa temporária nas atualizações do Android Q.