Você pode ter muitos amigos no Facebook, mas talvez alguns deles sejam irritantes. Publicações de determinada pessoa podem ir contra o que você acha certo, ou talvez seu relacionamento na vida real tenha azedado. De qualquer forma, você pode acabar uma amizade no Facebook ou simplesmente deixar essa pessoa lá, mas sem ter que ver suas publicações.

São várias as opções. Você pode ocultar as postagens de alguém ou deixar de seguir essa pessoa, o que significa que vocês permanecerão como "amigos", mas não verá mais as postagens da pessoa em questão no seu Feed. Você também pode suspender as postagens da pessoa por 30 dias. 

Ações mais severas incluem o bloqueio, para que a pessoa não possa ver suas publicações e nem se comunicar com você, ou excluir completamente, o que significa que a conexão do Facebook foi cortada. Nesse caso, você não verá mais as mensagens do outro ou poderá se comunicar entre si, a menos que se adicionem como amigos novamente.

Se você quer se distanciar de seus amigos do Facebook, veja como ocultar, dar um tempo, deixar de seguir, excluir ou bloquear alguém.

Ocultar uma postagem no Facebook

Primeiramente, antes de deixar de seguir ou de não ser amigo de alguém, você tem a opção de ocultar postagens individuais criadas por um de seus amigos. Essa pode ser uma etapa inicial útil, se o amigo postar algo que você não gosta ou simplesmente algo que você não quer ver na sua linha do tempo. Um efeito colateral disso é que o Facebook tentará ocultar postagens similares no futuro, o que pode não ser algo que você queira.

Para ocultar uma postagem, clique nas reticências () ao lado do post. No menu suspenso, clique no link "Ocultar publicação".

O Facebook lhe dará algumas opções. Você pode clicar no botão Desfazer, para desativar a ação de ocultar se mudar de ideia e ainda quiser ver a postagem. Você pode clicar na opção Soneca para desativar as publicações dessa pessoa no seu feed por 30 dias. Nesse caso, você não verá nenhuma das postagens desse período. Se a postagem for ofensiva ou inadequada de alguma forma, você poderá denunciá-la ao Facebook selecionando "Enviar postagem no relatório".

 

Para não continuar a ver postagens indesejadas desta pessoa, você poderá colocar em modo soneca. Essa ação envia as postagens dessa pessoa para um tipo de purgatório do Facebook, no qual as postagens dela não serão exibidas na sua Linha do tempo pelos próximos 30 dias. Para fazer isso, clique nas reticências ao lado da postagem e selecione a opção "Suspender" por 30 dias, ou após ocultar a publicação, como ensinado acima, escolha "Colocar em modo soneca por 30 dias".

Mais uma vez, o Facebook apresenta algumas opções adicionais. Clique no botão Desfazer para desativar a ação de soneca, se você mudar de ideia. Clique em Relatório se desejar denunciar a postagem por ser ofensiva ou inadequada.

d

E se você quiser dar um passo adiante e garantir que nunca verá nenhuma postagem dessa pessoa no seu Feed de notícias, você pode deixar de seguir o indivíduo. Clique nas reticências ao lado de qualquer uma das postagens da pessoa e, em seguida, clique em Deixar de seguir.

Você permanecerá amigo da pessoa, mas não verá mais as postagens dela. Se você mudar de ideia, clique no x para desfazer. Você também pode denunciar a postagem, se necessário.

Denunciar uma postagem no Facebook

Se uma postagem for irritante ou preocupante de alguma forma, você poderá tomar outras providências. Nesse caso, clique nas reticências e selecione a opção "Dar feedback sobre esta postagem".

Na tela seguinte, selecione uma categoria para descrever as opções relacionadas a postagens como Nudez, Violência, Assédio, Discurso de Ódio ou Outra Coisa. Em seguida, clique em Enviar para enviar seu relatório para o Facebook.

Gerenciar quem você segue

Você pode deixar de seguir várias pessoas de uma só vez. Para fazer isso, clique nas reticências ao lado de Feed de notícias, na coluna à esquerda e selecione Editar preferências.

 

Um menu pop-up aparece com opções para gerenciar seu Feed de notícias. Para deixar de seguir várias pessoas, clique na segunda opção, "Deixe de seguir pessoas e grupos para ocultar publicações deles". 

 

Selecione as pessoas, páginas ou grupos que você não deseja mais aparecer no seu Feed de notícias e clique em Concluído.

Se você quiser ver as postagens novamente dessas pessoas, clique na opção "Conecte-se novamente com pessoas e grupos que você deixou de seguir". 

Bloqueando alguém no Facebook

Ok, vamos para o próximo nível. Você pode bloquear alguém no Facebook, o que significa que a pessoa não poderá mais ver suas postagens, marcar você, convidar você para eventos ou grupos, iniciar uma conversa com você ou adicionar você como amigo. 

Se é isso mesmo que você quer, então clique na seta para baixo, no canto superior do perfil da pessoa no Facebook. No menu suspenso, clique em "Bloquear".

Uma janela pop-up aparece mostrando o que acontece no caso de bloquear alguém no Facebook. Clique em "Confirmar" para terminar a ação.

 

Excluir alguém do Facebook

Finalmente, você pode romper com a pessoa completamente (pelo menos no Facebook). Para fazer isso, acesse o perfil da pessoa e no canto superior do perfil, clique na seta ao lado da palavra "Amigos", após isso escolha a opção "Desfazer Amizade".

A pessoa não receberá nenhuma notificação de que a amizade acabou. Mas ao acessar o seu perfil, ela verá que vocês não tem mais uma amizade. Se você mudar de ideia, terá que novamente enviar uma solicitação de amizade com a pessoa.

Se você acha que o Facebook está se tornando uma rede social muito tóxica, talvez seja uma boa ideia você deletar sua conta.