Como abrir o Prompt de Comando no Windows 10?

O Prompt de Comando é uma das melhores ferramentas do sistema operacional Windows, e aqui você aprenderá 10 maneiras diferentes de abri-la.

Foto: Neranjana Manoharan / Unsplash.
Foto: Neranjana Manoharan / Unsplash.

O Prompt de Comando existe há muito tempo no Windows, e nunca deixou de ser um excelênte recurso. Com ele você pode fazer algumas coisas mais rápido do que na interface gráfica. O Prompt de Comando também suporta vários atalhos de teclado, que o tornam ainda mais poderoso. Embora seja fácil abrir pelo menu Iniciar, essa não é a única maneira. Confira 10 maneiras diferentes de abrir o Prompt de Comando. Escolha sua maneira favorita.

Nota: este artigo é baseado no Windows 10, mas a maioria desses métodos também deve funcionar em versões anteriores do Windows.

Como abrir o Prompt de Comando no Windows 10?

1. Windows + X

Pressione Windows + X para abrir o menu Usuário avançado, e clique em "Prompt de comando" ou "Prompt de comando (Admin)".

1

Observação: Se você vir o PowerShell em vez do Prompt de comando no menu Usuários avançados, esse é um switch que surgiu com a Atualização de criadores para o Windows 10.

É muito fácil voltar a exibir o Prompt de Comando, basta ir em Configurações > Personalização > Barra de Tarefas > Substituir prompt de comando pelo Windows PowerShell.

Ou você pode experimentar o PowerShell. Você pode fazer praticamente tudo no que pode ser feito no Prompt de Comando, além de muitas outras coisas úteis.

2. Gerenciador de tarefas

Abra o Gerenciador de Tarefas com mais detalhes. Abra o menu "Arquivo" e, em seguida, escolha "Executar nova tarefa". Digite "cmd" ou "cmd.exe" e clique em "OK" para abrir o prompt de comando.

a

Você também pode marcar a opção "Criar esta tarefa com privilégios administrativos" para abrir o prompt de comando como administrador.

3. Modo Admin no Gerenciador de Tarefas

Para abrir rapidamente um prompt de comando com privilégios administrativos do Gerenciador de Tarefas, abra o menu "Arquivo" e mantenha pressionada a tecla CTRL enquanto clica em "Executar Nova Tarefa". Isso abrirá imediatamente o Prompt de Comando com privilégios administrativos - não é necessário digitar nada.

4. Pesquisa no menu Iniciar

q

Você pode facilmente abrir o Prompt de Comando clicando em Iniciar e digitando "cmd" na caixa de pesquisa. Como alternativa, clique no ícone do microfone, no campo de pesquisa da Cortana e diga "Iniciar prompt de comando".

Para abrir o Prompt de Comando com privilégios administrativos, clique com o botão direito no resultado e clique em "Executar como Administrador". Você também pode destacar o resultado com as teclas de seta e pressionar Ctrl + Shift + Enter.

5. Menu Iniciar

s

Clique em Iniciar, role para baixo e expanda a pasta "Sistema do Windows". Clique em "Prompt de comando". Para abrir com privilégios administrativos, clique com o botão direito do mouse em Prompt de comando e escolha "Executar como administrador".

6. Explorador de Arquivos

a

Abra o Explorador de Arquivos e cole na barra C:WindowsSystem32. Clique duas vezes no arquivo "cmd.exe" ou clique com o botão direito no arquivo e escolha "Executar como administrador".

Você também pode criar um atalho para este arquivo e armazenar o atalho em qualquer lugar que desejar.

7. Windows + R

x

Pressione Windows + R para abrir a caixa "Executar". Digite "cmd" e clique em "OK" para abrir um prompt de comando normal. Digite "cmd" e pressione Ctrl + Shift + Enter para abrir um prompt de comando do administrador.

8. Comando da barra de endereços do Explorador de Arquivos

Audacity

No Explorador de Arquivos, clique na barra de endereços para selecioná-la (ou pressione Alt + D). Digite "cmd" na barra de endereços e pressione Enter para abrir o Prompt de Comando com o caminho da pasta atual já definida.

9. Menu de contexto de uma pasta no Gerenciador de arquivos

Para abrir uma janela do Prompt de Comando em qualquer pasta, pressione Shift + clique com o botão direito do mouse na pasta no Gerenciador de Arquivos e, em seguida, escolha "Abrir janela de comando aqui".

10. Atalho para o prompt de comando na área de trabalho

a

Clique com o botão direito em um local vazio na área de trabalho. No menu de contexto, selecione Novo > Atalho. Digite "cmd.exe" na caixa e clique em "Avançar". Dê um nome ao atalho e clique em "Concluir".

Agora você pode clicar duas vezes no atalho para abrir o Prompt de Comando. Se você deseja abrir o Prompt de Comando com privilégios administrativos, clique com o botão direito no atalho e escolha "Propriedades" no menu de contexto. Clique no botão "Avançado" e marque a opção "Executar como administrador". Feche as duas janelas de propriedades abertas

E então, o que achou dessa lista de formas para abrir o Prompt de comando do Windows? Qual sua maneira favorita? Conte para nós nos comentários!

Review Notebook ASUS Zenbook 14 UX435: Duas telas, bateria top e muito bonito

O Zenbook 14 versão UX435E, acabou de ser lançado e, sim, a ASUS já nos enviou. Testei ele pelas últimas semanas trabalhando diretamente, minha vontade de mostrar essa segunda tela era tanta, mas não podia. Olha só que animal, o touchpad vira uma tela secundária, totalmente personalizável e útil. Vem ver o que o Zenbook 14 de 2021 tem para te oferecer, o que ele traz de novidades e claro, se vale a pena pagar o preço.

Conteúdo relacionado

Sennheiser vende seu negócio de fones de ouvido e soundbars à Sonova
Fones de Ouvido

Sennheiser vende seu negócio de fones de ouvido e soundbars à Sonova

Hoje foi anunciada a venda da divisão de produtos Consumer da Sennheiser, que engloba os fones de ouvido e soundbars da empresa. Confira os detalhes!

Prompt de Comando: Os 10 melhores comandos CMD do Windows
Windows 10

Prompt de Comando: Os 10 melhores comandos CMD do Windows

O Prompt de Comando do Windows continua sendo uma ótima ferramenta para reparar o PC ou gerenciar várias coisas do sistema sem precisar usar sua interface gráfica. Aqui temos 10 comandos essenciais que você deve conhecer.

Como e quando usar o ipconfig no Windows
Windows

Como e quando usar o ipconfig no Windows

O comando ipconfg do Windows tem várias funções úteis e inteligentes, e aqui vamos analisar cada uma delas, ajudando você a resolver problemas e saber mais sobre a sua máquina.

Como criar uma imagem ISO em um pendrive USB para Windows e Linux?
Tecnologia

Como criar uma imagem ISO em um pendrive USB para Windows e Linux?

Se você precisa reinstalar o Windows e o Linux no seu computador, confira como criar uma imagem ISO em um pendrive USB e utilizar.

Como criar uma conta de usuário no Windows 8?
Tecnologia

Como criar uma conta de usuário no Windows 8?

Aprenda a criar uma nova conta de usuário no Windows 8

Como usar o controle do Xbox One no PC?
Hardware

Como usar o controle do Xbox One no PC?

Se você quer jogar games no seu computador, o teclado e o mouse podem ser desconfortáveis. Saiba como usar o controle do Xbox One no PC.