Embora a Google esteja bastante atrasada no mercado de smartwatchs, parece que a gigante da tecnologia não vai deixar que apenas a Samsung, XiaomiApple e outras fiquem com este mercado só para elas. Rumores indicam que a empresa pode lançar o Google Pixel Watch. Após encerrar a produção dos dispositivos Nexus, que costumavam ser baratos, foram lançados os smartphones Google Pixel, com configurações top de linha e de alto valor.

Porém, a empresa agora quer competir fortemente contra celulares como OnePlus e Samsung, lançando o Google Pixel 3a e Pixel 3a XL. Anteriormente, era especulado, com base em alguns vazamentos, que a empresa pudesse lançar o Pixel Watch, o seu smartwatch compatível com Android, o que acabou não acontecendo.

Vazamento Original Surgiu Meses Atrás

O vazamento original veio de ninguém menos que Evan Blass, famoso no Twitter por seus vazamentos autênticos. Em 10 de Maio de 2018, ele tuitou a sugestão de que o lançamento de o lançamento do smartwatch da Google seria no evento de lançamento dos smartphones Pixel 3.

Besides the Pixel 3, Pixel 3 XL, and second-gen Pixel Buds, a reliable source tells me — with high confidence — that Google's fall hardware event will also introduce a Pixel-branded watch. Have a great summer!

— Evan Blass (@evleaks) May 10, 2018

(Tradução: Além do Pixel 3, do Pixel 3 XL e do Pixel Buds de segunda geração, uma fonte confiável me conta - com grande confiança - que o evento de hardware da Google também apresentará um relógio da marca Pixel. Tenha um bom verão!)

Infelizmente, dessa vez o Evan Blass errou. Mas ele prova que a Google está realmente a trabalhar num relógio! 

Posteriormente, o ‘dev’ Till Kottmann, descobriu 2 nomes de código de aparelhos Google: ‘salmon’ e ‘medaka’, afirmando que estes deverão ser os tão esperados Google Pixel Watch.

Design do Google Pixel Watch e especificações

De acordo com um vazamento, o Google está trabalhando na produção de três relógios diferentes, que vão pelos nomes, Ling, Triton e Sardine. Indo pela informação disponível em vazamentos, não está claro se estes são três projetos diferentes ou apenas tamanhos diferentes. A Apple tem dois tamanhos diferentes, e não seria surpreendente se o Google fornecesse mais opções de tamanho para agradar a todos os gêneros, bem como pessoas de todas as faixas etárias.

Os relógios também estarão disponíveis com conectividade 4G e variantes Wi-Fi; este último será mais barato no preço, em comparação com aqueles com conectividade LTE. A maioria dos usuários pode querer apenas um relógio que os ajude a acompanhar suas atividades físicas e, possivelmente, a freqüência cardíaca.

c

O Google deve dar ao smartwatch um designe arredondado, que combina bem com o design do Android Wear. Não há vazamentos que nos dêem um vislumbre do que esperar, mas isso é esperado seguindo o que a empresa vem apresentando até agora. Será atraente para as massas, já que o design minimalista combinado com a experiência de Android puro o tornará um excelente gadget. 

A empresa está se preparando para lançar uma versão mais recente do Android Wear e do Android 9.0, o que levará a um futuro em que o Google terá os melhores produtos em diferentes faixas de preço.

Inspirado no Samsung Smartwatches

A Samsung já usa design arredondado, e pode forçar o Google a fazer o mesmo com a resolução de 320 x 320 pixels. O produto deve ser alimentado pelo processador Qualcomm Snapdragon 3100, que foi projetado exclusivamente para dispositivos compactos. Está em desenvolvimento com um codinome Black Ghost, e o foco principal deste processador é fornecer a máxima duração da bateria, para que você não tenha que carregar seu relógio várias vezes.

O Google provavelmente deve permitir que as pessoas usem tiras de terceiros, permitindo um novo nível de personalização. As várias opções de personalização disponíveis atrairão mais usuários, principalmente como um sistema de monitoramento de saúde e para verificar as notificações sem depender da exibição no smartphone. 

Outro vazamento acrescenta que a equipe planeja melhorar a duração da bateria, e torná-lo um dispositivo sempre ligado para que você possa saber o que está acontecendo em um piscar de olhos. O recurso também o tornará mais comum, permitindo que os usuários visualizem o horário sem precisar tocar e ativar o dispositivo. 

Design conveniente para usar

Uma recente patente apresentada pelo Google sugere que seu smartwatch usará pulseiras fáceis de serem trocadas. A vantagem é que, em vez de remover a pulseira manualmente ou usar ferramentas, bastará pressionar um botão ou soltar uma trava para trocara pulseira. Para os usuários que estão interessados ​​em customização e gostariam de comprar uma dúzia de pulseiras diferentes, essa ideia parece muito boa.

A patente também sugere que a empresa planeje usar ímãs, que serão usados ​​para manter as correias firmes no lugar. Isso ajuda a não ter problemas com o gadget durante movimentos bruscos, na prática de exercícios.

O Google definitivamente criará uma grande coleção de pulseiras para personalização do seu relógio, mas também é esperado que fabricantes terceirizados lançem suas próprias coleções. As pulseiras coloridas desempenham um papel enorme em tornar o smartwatch um relógio que pode ser usado em todas as ocasiões.

Android Wear para o Google Watch

O Google Pixel Watch deverá rodar o Android Wear, que é a versão móvel do sistema operacional Android, e já está sendo usado pela Samsung, Huawei, LG e outros fabricantes de smartwatch. 

Espera-se que a empresa se concentre em fornecer alguns recursos adicionais, e mantenha a interface limpa. A linha de produtos Pixel sempre se destaca por ser a melhor em oferecer a experiência de Android puro, e a conversão do mesmo definitivamente ajudaria a empresa a conquistar mais clientes, além de alguns recursos exclusivos.

Além disso, o sistema operacional e os aplicativos lançados para o relógio terão um forte foco em saúde e condicionamento físico. Ao longo dos anos, os fabricantes descobriram que um smartwatch não substitui de fato o smartphone por causa de seu tamanho e funcionalidade limitados. No entanto, é um excelente dispositivo para acompanhar sua rotina de sono, as calorias queimadas, os metros percorridos, e assim por diante. 

Preços e data de lançamento

Seu preço é esperado para lançamento é de US$ 400 (R$ 1.591), oq ue é relativamente um preço acessível, considerando o quão poderoso o gadget deve ser. Como o lançamento não se deu no evento do Google, não temos ideia de quando será, porém, a aposta é para que seja ainda neste ano. Esperamos que venha o mais breve possível!