Um experimento feito no Aeroporto de Gênova mostrou que os robôs tem inumeras capacidades e utilidades. O Instituto Italiano de Tecnologia (IIT) desenvolveu um robô chamado HyQReal que possui uma resistência e força impressionantes.

Durante o experimento no aeroporto,o robô que tem meros 1,3m de comprimento e uma altura de 90cm conseguiu arrastar um avião de 3,3 toneladas por 10 metros. O veiculo aéreo utilizado no teste possuía 14,4 metros de comprimento e 14 metros de envergadura.

O HyQReak pesa 130Kg e realizou o feito de deslocar um objeto com peso 25 vezes maior. Sua estrutura é feita de titânio, grade de proteção de liga de alumínio e um cobertura com uma liga que utiliza Kevlar, fibra de vidro e plástico. 

Robô criado pelo Intituto Italiano de Tecnologia
Robô criado pelo Intituto Italiano de Tecnologia

Para se locomover o robô possui uma bateria de 15 quilos, 4 motores conectados a 4 bombas hidráulicas que realizam a movimentação das pernas. Para ser controlado, o HyQReak possui dois computadores (um para o seu controle e outro para a visão).  Ele também possui resistência à água e a areia.

De acordo com o IIT, o robô esta sendo construído com o objetivo de dar apoio em missões de emergência, transportando sensores para áreas de alto nível de risco, manipulando objetos e abrindo portas. Ele também poderá ser usado em áreas, por exemplo, de agricultura e inspeção. Isso ajudará em muitos procedimentos para que os trabalhadores não precisam arriscar a sua própria vida e saúde em determinadas situações.

Fonte: CNET