A Computex 2019 se inicia oficialmente amanhã (28/05), porém sempre temos um pré-evento com alguns anúncios. A Asus gosta de anunciar neste evento os seus mais diferentes produtos com uma grande variedade. Desta vez a empresa anunciou algo que ninguém esperava: um notebook com um dos formatos mais bizarros já criados.

O nome do "monstro frankenstein" é ZenBook Pro Duo e possui simplesmente duas telas 4K. A tela principal é OLED de 15" com aspecto 16:9 e até aí seria algo normal, mas... a Asus ainda colocou uma tela que ocupa simplesmente metade da área onde fica o teclado denominada "ScreenPad Plus". Essa segunda tela é IPS e provavelmente foi feita para ganhar da telinha do Macbook Pro e da tela "pequena" do notebook que a HP lançou recentemente.

A Asus desenvolveu alguns softwares para a segunda tela gigante e dessa forma o usuário poderá usar como um painel de controle secundário, como um monitor completo ou dividir a tela em duas (aspecto 16:9) e assim ter 3 telas. É possível também utilizar essa tela como uma extensão da tela principal.

Novos notebooks Asus com tela dupla
Novos notebooks Asus com tela dupla

O ZenBook Dup possui um processador Intel Core i9 trabalhando em conjunto com uma placa de video Nvidia RTX2060. Além disso, o notebook possui quatro microfones para uso da assistente de comando por voz Alexa (Amazon) e Cortana. Há também uma porta Thunderbolt 3, 2 portas USB-A, uma entrada para fones de ouvido e uma porta HDMI.

Também será feito um modelo de 14" de baixo custo com o nome Zenbook Duo. Ele terá o mesmo design, mas as telas serão Full HD com processadores mais fracos (i5 ou i7) e uma placa gráfica MX250.

Fonte: The Verge