Mesmo que você provavelmente use o Facebook Messenger todos os dias, é bem provável que você ainda não conheça todos os segredos deste aplicativo. Com isso em mente, aqui estão alguns truques e recursos do Facebook Messenger que você deve experimentar agora.

1. Faça chamadas de voz e vídeo

O Facebook Messenger não é apenas um app para troca de mensagens de texto. É muito simples iniciar uma chamada de voz ou vídeo usando os botões na parte superior da sua janela de bate-papo.

Você também pode enviar uma mensagem de voz sempre que quiser. Se a pessoa com quem você quer conversar não estiver online, deixe uma mensagem que ela possa ouvir mais tarde. 

2. Compartilhe sua localização

Se você precisar que seus amigos saibam exatamente onde você está, entre em uma conversa, clique nos três pontos e escolha Localização. Seu amigo receberá instantaneamente um mapa mostrando sua posição precisa.

r

3. Adicione apelidos

Você provavelmente tem alguns amigos que usam um apelido que não tem relação com o nome correto deles no Facebook. Você possivelmente também tem amigos que mudaram de sobrenomes ao longo dos anos, mas parece que você só lembra de seus antigos nomes.

Poupe-se da confusão e use o recurso de apelidos do Messenger para ajudar a lembrar quem são essas pessoas. Basta clicar no nome do usuário e você verá a opção de adicionar o apelido.

4. Use adesivos, GIFs e reações

O Facebook integrou um monte de adesivos para você usar nas suas mensagens, com diferentes estilos disponíveis, e você pode escolher seus favoritos para usar sempre.

Além dos adesivos, o Facebook integrou o Giphy no Messenger, para que você possa encontrar praticamente qualquer GIF que desejar e inseri-lo em apenas alguns cliques. Tudo é muito fácil.

f

Há também um rápido botão de aprovação que você pode usar para uma simples reação a uma mensagem. A maioria das pessoas não percebe que você também pode redimensioná-lo, segurando o antes de postar.

5. Use o Facebook Messenger como um cartão de embarque

Algumas companhias aéreas oferecem aos passageiros a opção de receber atualizações de voos e fazer check-in através do Facebook Messenger. E quando você chegar ao aeroporto, poderá usar o Messenger como seu cartão de embarque.

Melhor ainda, se você precisar refazer a reserva de seu voo, poderá fazer tudo por meio do Messenger.

6. Envie dinheiro através do Facebook Messenger

Você precisa pagar um amigo por algo? Então, basta acessar o Messenger e pagá-los diretamente.

Clique nos três pontos e selecione Pagamentos. Na primeira vez que fizer isso, você precisará conectar um cartão de débito à sua conta. Deslizar para a esquerda enquanto você está fazendo uma transação permitirá que você escolha um tema, como garrafas de vinho ou cupcakes.

7. Iniciar um Chat em Grupo

Em vez de transmitir suas conversas entre amigos de forma individual, inicie um bate-papo em grupo com todas as partes relevantes, para que você possa resolver as coisas de uma só vez. Todo mundo recebe todas as atualizações e ninguém perde nada importante.

Você também pode nomear seus grupos e fixá-los no topo, por isso, se tiver um bate-papo em grupo de longa duração com os membros da sua família ou seus amigos da faculdade, você poderá mantê-los organizados e fáceis de encontrar.

8. Silenciar as notificações do Messenger

Se você já esteve em um chat em grupo ativo, provavelmente percebeu que as notificações podem ser irritantes. Então corrija o problema silenciando todo o chat do grupo. Basta ir em Configurações > Silenciar;

Você pode silenciar conversas por um período de tempo definido - de 30 minutos, uma hora, oito horas, 24 horas - ou pode escolher Até eu ativar novamente por um período indefinido de tempo.

9. Alterar a cor da conversa

Clique em um contato e escolha Alterar cor. Isso mudará a cor da conversa para todos no bate-papo, mesmo que seja um bate-papo em grupo.

10. Verifique as solicitações de mensagens 

Por padrão, você só vê mensagens de seus contatos, mesmo que ocasionalmente você receba uma mensagem de um estranho. Se você quiser verificar essas mensagens, vá em Configurações > Pessoas > Solicitações de mensagens.

11. Envie alguma fofura aleatória

Se você quer enviar uma mensagem fofa a alguém, abra um bate-papo com a pessoa em questão e digite @dailycute. Ele instantaneamente vai pegar uma imagem fofa para você e publicá-la.

f

12. Remover Visualizações

Se você tem suas notificações aparecendo na tela de bloqueio, é uma boa ideia é impedir que o Messenger exiba o conteúdo de suas mensagens nessas notificações. Você não quer que seus amigos possam ver bate-papos particulares enquanto seu smartphone estiver sob a mesa do bar na hora do happy hour.

Para remover as visualizações, basta acessar as configurações > Aplicativos e Notificações > Notificações > Messenger e desmarcar a opção.

13. Tire fotos no Messenger

Em vez de tirar uma foto com o aplicativo da câmera do seu smartphone, em seguida, enviá-lo para o Messenger, você pode apenas clicar no ícone da câmera para fazer o trabalho. Tire uma selfie rápida ou uma foto de algo que você precisa compartilhar, e ela será enviada instantaneamente.

Você também pode segurar o botão para gravar um vídeo com a mesma ferramenta, que tem opção de usar a câmera traseira.

14. Desenhe em suas fotos

Às vezes você precisa desenhar ou escrever um pouco de informação para deixar claro o que o receptor deve aprender com a imagem. Então, clique em Editar enquanto visualiza sua imagem e adicione as modificações necessárias.

15. Envie faixas do Spotify no Messenger

Se você tem o aplicativo Spotify instalado no seu dispositivo, você pode enviar faixas do Spotify para amigos via Messenger. Seu amigo precisará ter o Spotify instalado para reproduzir a faixa, mas ele será notificado para instalar o app, se não o tiver instalado.

Basta clicar nos três pontos no seu bate-papo no Messenger, escolher Spotify, e navegar no aplicativo para encontrar a faixa desejada. Selecione a faixa e pressione enviar.

16. Instalar aplicativos compatíveis

Existem dezenas de aplicativos compatíveis com o Messenger que podem ser usados ​​para aprimorar sua experiência.

Você encontrará teclados emoji, Bitmoji, teclados GIF, aplicativos de memes e aplicativos climáticos. Para integrar um novo aplicativo, clique nos três pontos de qualquer conversa e role para baixo na lista de aplicativos compatíveis atualmente no seu dispositivo. Clique em Instalar quando encontrar um que você deseja usar.

17. Jogue Basquete no Messenger

Se você quer um jogo rápido de basquete com um amigo - e quem não quer? - tudo o que você precisa fazer é enviar um emoji de basquete para eles, depois tocar na mensagem. A partir daí, basta deslizar para jogar a bola no aro, o que lhe dará um ponto. Quando você eventualmente errar, seu jogo terminará, sua pontuação será computada e enviada ao seu amigo para que ele possa tentar vencê-lo.

 

 

18. Use o seu número de telefone

Nem todo mundo tem uma conta no Facebook, por mais inacreditável que isso possa parecer. Se você quiser usar o Facebook Messenger sem uma conta do Facebook, basta instalar o aplicativo Messenger no seu smartphone, e ele irá identificá-lo pelo seu número de telefone.

19. Chame um Uber pelo Messenger

O Uber está integrado ao Facebook, mas precisa ser instalados no seu dispositivo, e você precisa configurá-lo na primeira vez que usá-lo no Messenger. Basta clicar nos três pontos e escolha Transporte.

f

A primeira vez que você usar, será necessário passar pelo processo de configuração. A partir daí, você poderá ver o Uber como outro dos seus contatos, e conversar com ele para fazer uma viagem. O pagamento é feito usando seus dados no aplicativo Uber.

20. Criar atalhos para contatos (Android)

Os usuários do Android podem configurar um atalho para seus contatos favoritos. Basta selecionar o contato que você deseja no Messenger, manter o dedo sobre ele brevemente e um menu aparecerá. Escolha Criar atalho e pronto. Você pode organizar isso da mesma maneira que qualquer outro ícone de aplicativo para Android.

Ainda mais dicas sobre o Facebook Messenger

Nós nem sequer chegamos perto de listar todos os truques do Facebook Messenger, portanto, certifique-se de nos informar sobre quaisquer segredos que possamos ter esquecido.