As redes sociais são uma parte importante da vida de todos nós atualmente, e isso não pode mais ser ignorado. Porém, muito se debate sobre os malefícios das redes sociais na nossa vida, o que as vezes nos fazem esquecer do impacto positivo das redes sociais na sociedade. Sim, eles existem, e aqui vamos mostrar para você quais são.

Como tudo na vida, há coisas boas e ruins sobre as redes sociais. E, neste artigo, vamos explorar alguns dos efeitos positivos das mídias sociais nas nossas vidas.

Redes sociais facilitam as amizades

2

Um dos maiores pontos positivos das redes sociais é que nunca foi tão fácil de fazer amigos. Apenas algumas décadas atrás, era muito difícil se conectar com as pessoas, a menos que você fosse do tipo de pessoa que tem muita facilidade em se comunicar, tipo, o centro das atenções em uma festa.

A ascensão dos telefones celulares ajudou a mudar isso, conectando as pessoas de uma nova maneira, mas depois que as redes sociais surgiram, a ideia de amizade mudou novamente. E não há como voltar atrás.

É perfeitamente possível ter milhares de amigos no Facebook. Eles podem não ser seus amigos de verdade, e talvez você nem os conheça pessoalmente, mas eles estão lá, e você pode se comunicar com eles a qualquer momento. Inclusive, quem não tem amigos virtuais mais chegados que muito amigo do mundo real? O fato de você não conhecer pessoalmente uma pessoa não vai interferir na conexão que você pode ter com ela.

Redes sociais promovem empatia

2

Cada um de nós passa um tempo demais falando sobre nós mesmos em redes sociais, o que é perfeitamente natural. Estamos compartilhando nossas vidas - os altos e baixos, as voltas e reviravoltas - com pessoas que achamos que vão se importar.

E as pessoas geralmente se importam, e lhe dirão isso. Elas vão ouvir o que você tem a dizer e ajudá-lo a lidar com qualquer problema que possa estar enfrentando. Se este não for o caso, você deveria encontrar novos amigos.

O ponto é que, compartilhando nossas experiências, tanto as boas quanto as ruins, nas redes sociais, somos capazes de nos solidarizarmos uns com os outros. Um amigo pode ter passado por uma provação semelhante que você está passando atualmente, e ele será capazes de ajudá-lo a passar por isso.

Você também será capaz de ver por si mesmo que as pessoas superaram questões que você está vivendo, que essa questão não os derrubou. Aliás, talvez tenham ficado melhores depois dessa experiência. Por isso, as redes sociais podem ajudar em muito, especialmente quem está passando pro problemas.

As redes sociais podem atuar como uma espécie de terapia em grupo.

Redes Sociais permitem comunicação rápida

5

Nosso tempo está sendo cada vez mais dilatado por compromissos profissionais e familiares. Mas as redes sociais oferecem uma chance de se comunicar de maneira rápida e eficiente, especialmente quando todos os envolvidos estão familiarizados com as gírias da internet..

Escrever um tweet leva 20 segundos, e com a postagem cruzada para outras redes sociais ativadas, essa atualização atinge todos que você deseja alcançar (e provavelmente mais além) em um instante.

Uma das razões pelas quais muitas pessoas não gostam de fazer telefonemas é que a conversa se tornou desnecessária. Você não pode simplesmente dizer o que quer e depois desligar. Porque isso é visto como rude. Em vez disso, você tem que trocar gentilezas antes de dizer o que você quer dizer, e depois trocar mais gentilezas antes que a conversa chegue a uma conclusão natural.

As redes sociais permitem que você tenha pequenas conversas.

As redes sociais fazem o mundo parecer menor

5

 

Não é apenas o seu círculo de amigos e até membros da família mais próximos que as redes sociais permitem que você se comunique com facilidade e eficácia. Uma das coisas boas das redes sociais é seu poder de abrir o mundo para você, tornando-o um lugar menor e derrubando fronteiras culturais e geográficas.

É bem provável que você tenha contatos que moram em outros países em suas redes sociais, e isso prova o que estamos dizendo aqui. Eu mesmo, sou de descendência alemã, e consegui encontrar pessoas com o mesmo sobrenome que em na Alemanha, que podem ser prováveis parentes distantes. Quando se trata de redes sociais, todos são iguais, independentemente da localização.

Os membros da família que vivem no exterior podem ser mantidos a par dos acontecimentos mais recentes em seu mundo, tão rapidamente quanto aqueles que moram na casa ao lado. Amigos que você não vê desde a escola, e que desde então se mudou, são capazes de se manter em contato. As redes sociais significam que a localização física de alguém se tornou muito menos importante.

As redes sociais diminuiram distâncias.

As redes sociais ajudam você a se relacionar

5

Eu conheci meu marido pelo Facebook, e quantos casais não foram formados por esta rede sociais, ou até mesmo pelos finados Orkut, MSN, ICQ, ou os atuais Instagram, Twitter e Tinder (que é o mais provável neste quesito)? Não há dúvida de que estar nas redes sociais pode causar rompimentos nos relacionamentos, mas, por outro lado, as pessoas estão se movendo para outros relacionamentos, talvez melhores. 

As redes sociais podem colocá-lo em contato com pessoas com as quais você tem muito em comum, e esse ponto comum é muitas vezes o ponto de partida para relacionamentos duradouros.

Tão doloroso quanto os rompimentos podem ser relacionamentos ruins. Então, as redes sociais não são simplesmente as vilãs dos términos. Na verdade, elas podem acelerar um processo que iria acontecer de uma forma ou de outra.

As redes sociais podem ajudar a encontrar um novo amor.

Redes sociais ajudam a encontrar pessoas como você

f

Como mencionado anteriormente, as redes sociais podem ajudá-lo a encontrar pessoas com as quais você compartilha interesses. O Facebook, por exemplo, pede que você liste quem e o que você está interessado. Isso torna muito mais fácil encontrar coisas em comum com outros usuários. No Twitter, você segue quem pensa parecido com você, e assim faz conexões com outras pessoas que pensam da mesma forma, muito mais facilmente do que você faria offline.

Isso requer o compartilhamento de informações e abrir mão de uma certa privacidade. Para muitas pessoas, isso não é aceitável. Manter informações pessoais importantes privadas é necessário, porém, compartilhar seus gostos e desgostos, interesses e obsessões, podem realmente contribuir para uma sociedade mais aberta.

As redes sociais facilitam o conhecimento mútuo.

As redes sociais são boas para a sociedade?

Tal como acontece com a maioria das coisas na vida, há lados positivos e negativos para as redes sociais. Quando usadas ​​com moderação, com pesos e contrapesos, especialmente pelas pessoas mais jovens, as redes sociais não são boas nem más. Em vez disso, elas são o reflexo de quem nós somos.