A linguagem da internet evolui diariamente. Isso significa que a internet pode ser um lugar confuso, mesmo para quem está usando ela todos os dias. Na verdade, as gírias da internet transformaram a linguagem, por isso é crucial aprender as frases e palavras mais comuns.

As gírias em inglês usadas na internet

Como a internet iniciou-se nos Estados Unidos, e as novas tendências normalmente começam pelas terras yankes, muitos dos termos utilizados pelos brasileiros na rede mundial de computadores são em inglês. 

Crush

Afinal, o que é esse tal de crush? Essa gíria é usada para mencionar aquela pessoa por quem você está interessado ou apaixonado. Não precisa ser alguém que você se relacione de fato. Muitas pessoas até tem um crush por celebridades que não conhecem pessoalmente, e que provavelmente nem vão conhecer. 

A expressão apaixonada surgiu no Twitter, e em pouco tempo e tornou popular na internet. Ela é oriunda da expressão "have a crush on someone", que significa "Eu tenho uma queda por alguém". 

Bae

Se você já falou em inglês com alguém e te chamaram de bae, saiba que isto é bom. Quer dizer que você é estimado por quem falou isso. A gíria é uma abreviação de "before anyone else", que em tradução livre quer dizer "antes de mais ninguém".

Throwing Shade

Outra gíria que pode ser frequentemente vista nas redes sociais, ela era popular entre as drag queens dos Estados Unidos, e significa uma pessoa venenosa. Mais exatamente em falar mal dos outros, debochar, fofocar sobre alguém.

Yas

Esta gíria te lembra uma palavra em inglês bem conhecida, não é mesmo? Pois então, é sim oriunda da palavra Yes, o "Sim" em inglês. Mas ela pode ter um sentido engraçado ("yas"), ou eufórico ("yaaaaas"). 

Lá pelo ano de 2013, durante a divulgação do cd Artpop, os fãs da cantora Lady Gaga passaram a se referir a ela constantemente com um "yas, Gaga!" no sentido de "Arrasa Lady Gaga".

Squad

Outra gíria que foi criada por uma artista, squad pode ser traduzida como um grupo de amigas. A gíria surgiu em 2015, quando a cantora americana Taylor Swift lançou o clipe "Bad Blood", com seu grupo de amigas.

Shippar

Essa gíria é bem famosa no momento. Mas poucos sabem sua origem. Na verdade, a palavra é derivada de sériados, e surgiu da expressão "to ship", e geralmente é dita quando fãs de uma série torce para que um casal fique junto.

Mas, para muito além dos seriados, a expressão hoje pode ser utilizada para qualquer casal que você torça para que fiquem juntos, inclusive na vida real. Outra curiosidade é que o casal alvo dessa gíria têm seus nomes mesclados. 

Stalkear

Stalker em inglês quer dizer "perseguidor", e isso por si só já diz tudo. A gíria que dizer que você está "espionando" as atividades de alguém nas redes sociais, como olhar todas as fotos postadas ou checar as curtidas que a pessoa deu em outras fotos. 

TBT

Essa é popular em redes sociais, especialmente pela galera do Instagram. Mas ela surgiu no Twitter, lá por 2012. Você já deve ter visto fotos com a hashtag #tbt, e provavelmente isso ocorreu em uma quinta-feira. Mas afinal, o que ela que dizer? Bom, ela vem do inglês também, e quer dizer Throwback Thursday (#TBT), na tradução seria "Quinta-feira de Retrocesso".

Além de ser usada nas quintas-feiras, a hashtag vem acompanhada de uma foto antiga, que traz lembranças boas. Além de ser uma boa maneira de mostrar um pouco do seu passado aos seus amigos, a hashtag serve para demonstrar saudade de alguém especial, e relembrar os bons momentos que você viveu com essa(s) pessoa(s).

FBF

Essa é um complemento da hashtag TBT: Quando você esquece de postar alguma foto antiga na quinta-feira, poderá postar na sexta-feira com a hashtag FBF, que significa Flashback Friday (#FBF), ou seja, "Sexta-feira do Flashback".

Ela é boa porque dá a você, que se esqueceu de postar a imagem na quinta-feira, uma segunda chance de postar uma boa lembrança para seus amigos verem.

MNTC

Essa gíria é usada pelo público masculino que está com o coração partido. A sigla MNTC quer dizer Mulher Não Tem Coração (#MNTC).

BFF

Se você tem um melhor amigo, pode ser que ele ou ela te mande essa sigla. E quer dizer algo muito bonito: Best Friend Forever (Melhor Amigo para sempre).

Gírias em português

Ranço

Sabe quando você pega implicância com alguém ou com algo? Pois então, esse é o famoso ranço. O sentimento predominante é o desprezo e raiva. Quando alguém diz que "pegou ranço" de alguém, significa que, independente do que esta pessoa fazer de bom, o rançoso não vai conseguir gostar ou simpatizar com a pessoa. 

Falsiane

A famosa gíria pra descrever pessoas falsas faz sucesso nas redes sociais. Mas a questão é que não é qualquer pessoa, e sim uma amiga falsa. Afinal, amigo falso é pior que um inimigo. As falsianes normalmente fingem ser amigas verdadeiras, mas falam mal de você pelas costas. 

10/10

10/10 é uma gíria que escreve uma pessoa é muito bonita. Ou seja, a nota para a beleza dapessoa é 10 de 10, a maior nota possível.

Lacrar

Essa gíria que é muito popular entre a comunidade LGBTQ+ quer dizer que a pessoa foi muito bem em algo. É um elogio, descrevendo quando a pessoa superou as expectativas em relação a algum argumento.

Divar

Derivada da palavra Diva, que significa alguém muito bela e poderosa, ela já virou um verbo. Quando alguém diz que divou, quer dizer que agiu de modo sensacional, como uma celebridade. 

Dar PT

Essa é a gíria que descreve aquele seu amigo que bebeu demais e passou mal no role. Dar PT significa "dar perda total", termo utiliado parra carros que, em um acidente, ficam inutilizados.

Flopar

Significa falhar em uma determinada coisa, ou seja, não conseguiu fazer aquilo que era pretendido com sucesso.

Mitou

A gíria é derivada da palavra "mito", e descreve alguém que fez algo de muito bom e surpreendente.

Trollar

Essa gíria descreve o ato de enganar ou tirar sarro de uma pessoa. Originária da palavra troll, que descreve alguém que engana pra poder humilhar. Quando alguém foi trollado, quer dizer que a pessoa caiu em uma pegadinha. 

Poser

Gíria usada para descrever a pessoa que gosta de se exibir mas que não tem conhecimento suficiente para tal. O poser finge ter uma personalidade que não tem apenas para chamar atenção. É muito popular entre os fãs de bandas de rock. Por exemplo, um poser finge ser fã de uma determinada banda, porém não sabe o nome do vocalista da mesma, ou confunde as músicas, 

Agora que você conhece as principais gírias das redes sociais, vai ser muito mais fácil entender as conversas, as postagens, e poder interagir melhor com as pessoas.