Se este ano você resolveu renovar seu computador, e nos últimos anos você apenas experimentou o sistema operacional da Microsoft, antes de fazer uma compra, dê uma olhada nas razões pelas quais seria melhor comprar um Mac da Apple do que um PC Windows. Há muitas razões que podem fazer você pensar duas vezes.

Embora os computadores da Apple se tornaram populares nos últimos anos e estão se tornando mais comuns, o fato é que o Windows continua a ser o líder absoluto e indiscutível no mercado global de sistemas operacionais para desktops e notebooks. De acordo com dados da Net Market Share, em novembro passado o Windows liderou o ranking com uma participação de mercado com 88,39%, seguido pelo macOS com 9,05%, e pelo Linux em terceiro lugar com um 2,21%.

Existem muitas coisas que um Mac da Apple pode fazer melhor do que um PC com Windows. Ah, com certeza, há muitas coisas boas nos PCs Windows, quando você os compara com um Mac. No momento, porém, estamos falando de razões para comprar um Mac em vez de um PC.

10 razões pelas quais você deveria usar um Mac em vez de um PC com Windows

1. Macs são mais fáceis de escolher

Há menos modelos e configurações de computadores Mac para escolher do que os PCs com Windows - apenas porque somente a Apple fabrica Macs, e qualquer empresa pode fabricar um PC com Windows.

Certas marcas podem ter dezenas de computadores à venda, sob os mesmos (ou semelhantes) nomes de produtos e números de modelos. A menos que você realmente saiba o que procurar, escolher um PC com Windows pode ser assustador e confuso.

Mas se você quer apenas um bom computador e não quer fazer uma imensidão de pesquisas, a Apple torna mais fácil para você escolher.

2. Computadores Mac são mais fáceis de serem consertados

Há muitas assistências técnicas que fazem reparos em PC Windows, mas locais diferentes têm preços diferentes, e você precisará encontrar um com uma boa reputação também.

Enquanto isso, nada melhor do que simplesmente levar um computador para a Apple Store, onde a assistência especializada da empresa cuidará de tudo para você.

3. O MacOS pode ser mais simples de usar

O Windows 10 é um sistema operacional fantástico, com muitos recursos e funcionalidades, mas pode ser um pouco confuso. O macOS da Apple, o sistema operacional anteriormente conhecido como Apple OS X, oferece uma experiência comparativamente limpa e simples.

4. Ecossistema da Apple

O ecossistema da Apple é difícil de superar. Combinado com um Mac, dispositivos como o iPhone, AirPods, iPad, Apple Watch, HomePods e Apple TV oferecem um tipo de integração útil, que torna certas coisas simples e fáceis. Até agora, nenhuma outra empresa ou ecossistema chegou perto da fácil e suave integração entre os dispositivos da Apple.

5. Ótimos softwares grátis

Os softwares inclusos gratuitamente no macOS, como o iMovie, Garage Band e Image Capture, entre outros, são realmente muito bons, e facilitam o trabalho de editar vídeos, criar músicas ou transferir fotos de sua câmera. Eles são muito melhores do que qualquer aplicativo pré-instalado no Windows.

6. Os aplicativos gratuitos macOS estão longe de serem a "encheção de lingüiça" do Windows

Os PCs com Windows geralmente vem com vários aplicativos pré-instalados que não tem utilidade para você. Isso é conhecido como bloatware. Estes apps podem ser de terceiros ou da própria Microsoft, mas o fato é que você não precisa deles e eles apenas estão lá para ocupar memória e bagunçar o seu sistema.

Mesmo que você compre uma cópia nova do Windows 10 da Microsoft, ela virá com aplicativos e jogos, como o Candy Crush Saga, que desvaloriza a aparência do Windows. Você pode remover esses aplicativos, mas o fato de estar lá assim que você instala o Windows ou liga pela primeira vez uma máquina nova, tornam-os irritantes.

Os softwares pré-instalados no macOS podem também ser inúteis para você, mas pelo menos, na maioria dos casos eles são mais úteis que um app estilo Candy Crush.

7. O sistema macOS será sempre gratuito

Sempre que a Apple lança uma nova versão de seu sistema operacional, ela está disponível gratuitamente para download e instalação em qualquer Mac que a suporte. O Windows 10 também recebe atualizações gratuitas, duas vezes ao ano.

Mas se você estiver usando uma versão mais antiga do Windows, como o Windows 7 ou o Windows 8 e 8.1, você terá que pagar para atualizar para o Windows 10. Embora a Microsoft tenha oferecido essa atualização gratuitamente no primeiro ano de lançamento, esse tempo acabou e agora as pessoas tem que pagar pela atualização.

8. A maioria dos MacBooks tem telas mais bonitas

Os Macs têm belas telas "Retina", que são nítidas e vibrantes. Notebooks Windows também podem vir com ótimos monitores, alguns dos quais são ainda mais nítidos ou melhores, mas você precisa realmente procurar os modelos disponíveis para encontrar um com uma tela nítida.

9. MacBooks têm os melhores touchpads

4

Poucos notebooks Windows, isso se houver algum, têm touchpads com a mesma qualidade dos macbooks da Apple. Qualquer MacBook tem um touchpad responsivo e mais preciso. Os touchpads do Windows podem não ser confiáveis ​​e, ocasionalmente, desconfortáveis ​​ao toque.

10. Você pode rodar o Windows em Macs, se quiser

Se você quer todos os benefícios do hardware da Apple, mas precisa do Windows para certas situações, você pode instalar o sistema operacional da Microsoft no seu Mac. Porém, você não pode executar o macOS em um computador que não seja da Apple.

Bônus: O sistema macOS é mais seguro que o Windows

A segurança é outro dos principais motivos para mudar para o macOS. Embora o sistema operacional dos computadores da Apple não seja impenetrável (nenhum sistema é), o fato é que o macOS tem muito menos chances de pegar um vírus que o Windows. Isso não significa que você não corre nenhum risco, mas você estará muito menos exposto a à ameaças em comparação com o sistema operacional da Microsoft.

O segredo da segurança do macOS reside na sua base UNIX, que solicita a autorização do usuário, digitando a senha do administrador toda vez que uma instalação for feita no equipamento ou uma alteração. Obviamente, se você baixar um arquivo ou programa malicioso específico para o Mac, e fornecer a senha do administrador, o computador será infectado, mas é mais difícil de isso acontecer do que os computadores com Windows, que muitas vezes instalam arquivos maliciosos sem o seu consentimento.