Saber utilizar a ferramenta Selecionar e Mascarar (Select and Mask) é uma das habilidades mais fundamentais do Photoshop. Se você quiser alterar a cor dos olhos ou remover um objeto, você precisa ser capaz de selecionar apenas a área da imagem que deseja editar, enquanto todo o resto permaneça intacto.

Existem várias maneiras de fazer uma seleção no Photoshop, mas na atualização de junho de 2016, a Adobe reuniu várias delas em um só lugar: o Select and Mask Workspace. Vamos ver como usá-lo.

Atenção: Para este artigo, é necessário ter conhecimento intermediário de Photoshop. 

Usando a ferramenta Selecionar e Mascarar (Select and Mask)

Com uma imagem aberta no Photoshop, há algumas maneiras de acessar a ferramenta Select and Mask. Selecione a camada com a qual você deseja trabalhar.

  • Clique em Selecionar (Select) > Selecionar e Mascarar (Select and Mask).
  • Pressione o atalho de teclado Control + Alt + R.
  • Clique em uma ferramenta de seleção, como a ferramenta Laço ou Seleção Rápida (Quick Select), e pressione o botão Selecionar e Mascarar (Select and Mask) na barra de opções.
  • Com a Máscara de camada (Layer Mask) selecionada, clique no botão Selecionar e Mascarar (Select and Mask) no painel Propriedades.

Agora você deverá estar com a ferramenta seleção e máscara aberta, onde a maior parte do seu trabalho será realizada.

Selecionar e mascarar

Quando estiver na área de trabalho Selecionar e Mascarar (Select and Mask), isso é o que você verá.

Vamos olhar cada parte da interface por vez.

  1. No lado esquerdo da tela, você tem a Barra de Ferramentas. Em vez do conjunto completo de ferramentas do Photoshop, você está limitado à Ferramenta de Seleção Rápida, ao Pincel de Borda de Refinar, à Ferramenta Pincel, à Ferramenta Laço (e, abaixo dela, a Ferramenta Laço Poligonal). Há também as ferramentas de mão e de zoom para navegar sobre a imagem.
  2. A barra de opções da ferramenta na parte superior da tela tem todas as opções para a ferramenta atualmente selecionada.
  3. No lado direito da tela, você tem o painel "Propriedades". Na parte superior desse painel, você verá as opções de visualização, que controlam como a seleção ou máscara que você está criando aparece. No momento, qualquer área não selecionada tem uma sobreposição vermelha. Como ainda nada foi selecionado, toda a imagem tem a sobreposição vermelha.
  4. Abaixo disso, você tem a Detecção de Borda, que controla o tamanho das áreas que o Photoshop considera como arestas.
  5. Em seguida, estão os Refinamentos Globais, que ajustam as características, como o Contraste da seleção.
  6. Finalmente, as Configurações de Saída determinam como a seleção é enviada de volta à interface regular do Photoshop.

Veja como usar essas ferramentas para fazer seleções perfeitas.

As ferramentas de seleção

A parte mais importante do Select and Mask são as ferramentas de seleção. É através delas que você poderá construir sua seleção perfeita.

A Ferramenta Pincel de Recuperação funcionam como um pincel, que seleciona automaticamente áreas semelhantes. No GIF abaixo, apenas pintando sobre o pássaro com a ferramenta, veja como a seleção já está ficando um pouco precisa.

O Pincel para refinar borda informa ao Photoshop quais áreas da sua imagem são bordas. É ótimo para obter melhores seleções em torno de detalhes suaves, como as penas no GIF abaixo.

A ferramenta Pincel servirá para você pintar manualmente uma seleção. Se as ferramentas automatizadas do Photoshop não oferecerem a seleção desejada, ou se você quiser apenas ajustar alguma coisa, use esse pincel. É mais demorado, mas pode lhe dar os melhores resultados.

Por padrão, com todas as três ferramentas, quando você pinta, adiciona à seleção. Você pode remover da seleção pressionando Alt ou Option enquanto pinta.

Finalmente, a ferramenta Laço e a ferramenta Laço Poligonal servem para seleção de grandes áreas da imagem. 

View Mode

Um dos recursos mais úteis da ferramenta Select and Mask é como ela permite que você use visões diferentes para ver exatamente o que está selecionado.

No menu suspenso Visualizar, você pode selecionar entre Marcha de Formigas, Sobreposição, preto, Branco, Preto e branco, etc. Você pode ver como fica cada opção abaixo.

Para alternar entre os modos de exibição, pressione a tecla F no teclado. Dependendo do que você está tentando selecionar, cada modo de visualização oferece uma perspectiva diferente. Normalmente o Overlay (invólucro) serve para a maioria dos casos.

Alguns modos de visualização têm a opção de alterar a cor, a opacidade ou o que a vista representa. Você pode mudar isso nas Opções do Modo de Visualização.

Se a caixa de seleção Show border (Mostrar borda) estiver marcada, o Photoshop realçará as áreas que considera as bordas.

A opção Show original mostra como era a seleção original. A High Quality Preview força o Photoshop a renderizar uma visualização mais precisa, embora isso reduza a velocidade das ferramentas que você está usando.

Edge Detection

Assim como o Pincel para refinar a borda, você também pode usar as Opções Edge Detection (detecção de borda) para dizer ao Photoshop como interpretar as áreas de sua seleção.

O Raio determina o tamanho de uma área que o Photoshop trata como borda. Use um valor baixo para arestas duras, e um maior para bordas suaves. Se você não tem certeza do valor, basta testar com o controle deslizante, e ver como isso afeta sua seleção.

O Raio inteligente (Smart Radius) diz ao Photoshop para usar um raio diferente para diferentes partes da seleção. Se você estiver selecionando algo que tenha bordas duras e suaves, como o pássaro do exemplo, ative essa opção.

Global Refinements

Os refinamentos globais ajustam a seleção geral. Suas opções incluem o seguinte:

  • Smooth: Suaviza as bordas irregulares. Quanto maior o valor, mais as bordas são suavizadas.
  • Feather: Suaviza as bordas da seleção. Muito poucas imagens têm bordas perfeitamente nítidas, portanto, adicionar uma pequena quantidade de difusão às suas seleções geralmente faz com que elas pareçam mais realistas.
  • Contrast: Endurece as bordas suaves. Se as bordas das seleções forem muito suaves, adicione contraste para torná-las mais difíceis. É basicamente o oposto de Pena.
  • Shift Edge ou puxa a borda de seleção em (valores negativos) ou empurra para fora (valores positivos). Se houver uma margem de cor em torno da sua seleção, puxar a seleção em alguns por cento pode removê-la.
  • Finalmente, o botão Strait Selection redefine a seleção atual e o botão Inverter inverte a seleção; áreas desmarcadas são selecionadas e vice-versa.

Novamente, se você não tiver certeza de quais valores exatos sua seleção precisa, brinque com os controles deslizantes e veja o que funciona bem.

Configurações de saída

Configurações de saída controlam como o trabalho que você fez em Selecionar e Máscara é enviado de volta ao Photoshop.

Se houver uma conversão de cores nas bordas, o Photoshop tentará corrigi-lo se a opção Descontaminar cores estiver marcada.

Na lista suspensa Saída para, você pode selecionar como a seleção é enviada ao Photoshop. Você pode escolher entre:

  • Seleção,
  • Máscara de camada
  • Nova camada
  • Nova camada com máscara de camada
  • Novo Documento
  • Novo documento com máscara de camada.

Juntando Tudo: O Fluxo de Trabalho Selecionar e Mascarar

Agora que você tem uma ideia do que cada parte da ferramenta Selecionare Mascarar faz, veja como tudo se encaixa em um fluxo de trabalho típico. 

Abra a imagem que você deseja editar no Photoshop e duplique-a para uma nova camada, indo em Camada > Duplicar ou usando o atalho de teclado Control + J. 

Entre na área de trabalho Selecionar e Mascarar.

Use a Ferramenta de Seleção Rápida para criar uma seleção aproximada.

Use o pincel Refine Edge para pintar ao longo de qualquer aresta onde a seleção não seja perfeita.

Use a ferramenta Pincel, Opções de Detecção de Borda e Refinamentos Globais para ajustar a seleção. Para obter diferentes perspectivas, troque entre os modos de visualização.

Selecione o Modo de Saída, como Máscara de Camada, e clique em OK para enviar a seleção de volta ao Photoshop.

Agora, você pode fazer o que quiser, como substituir o fundo por uma cor sólida ou, como você pode ver abaixo.

Mesmo quando você aproxima muito o zoom, você pode ver que temos uma boa seleção, graças a essa ferramenta. O Selecionar e Mascarar reúne as melhores ferramentas de seleção do Photoshop em um único módulo. É a maneira mais simples de criar seleções impressionantes.