O lander robótico de Israel tentou realizar um pouso na Lua na tarde da quinta-feira (11), porém, o que poderia ser um grande feito, acabou falhando. No momento do pouco, alguma falha fez com que o motor parasse de funcionar. A equipe da missão fez com que o motor voltasse a ficar online, mesmo assim não conseguiu recuperar a comunicação com a espaçonave.

"Tivemos uma falha na espaçonave", disse Opher Doron, chefe da divisão espacial da Indústria Aeroespacial de Israel, durante uma transmissão ao vivo do pouso. "Infelizmente não conseguimos pousar com sucesso. Nós somos o sétimo país a orbitar a Lua e o quarto a alcançar a superfície da Lua. É uma tremenda conquista até agora ".

Pouso na Lua por Israel acaba falhando.
Pouso na Lua por Israel acaba falhando.

Chamado de Beresheet, o veículo integra um grupo israelense chamado SpaceIL. A organização havia iniciado a desenvolver o lander como parte do concorrente Google Lunar X Prize, um concurso que tinha como finalidade enviar o primeiro veículo privado para a Lua.

De qualquer modo, a competição não teve um vencedor, já que nenhuma das equipes lançou o seu veículo antes do prazo final de 31 de março de 2018. A SpaceIL não desistiu do projeto e conseguiu lançar o Beresheet no topo de um foguete SpaceX Falcon 9 este ano.

O Falcon 9 implantou Beresheet uma órbita larga em torno da Terra em 21 de fevereiro, e o lander passou os dois últimos meses viajando para a distancia da Lua. Na semana passada o Beresheet entrou na órbita lunar e na quinta-feira (11) tentou iniciar o processo de pouso.

"Nós passamos do ponto sem retorno; Estamos no processo de aterrissagem", disse Doron quando o pouso começou. 

Caso o pouco fosse bem sucedido, o SpaceIL seria o primeiro a pousar um lander privado na Lua. Até então, somente três países conseguiram pousar na Lua: EUA, Rússia e China.

Fonte: The Verge