A Lockheed Martin, para ajudar a NASA a atingir sua meta de chegar até a Lua em 2024, está lançando novos projetos para um conceito de pousador lunar humano que tem como objetivo levar para a superfície lunar. Conforme a empresa, caso consiga os recursos necessários, pode estar tudo pronto dentro dos próximos anos.

O veículo em questão possui dois elementos: uma parte de aterrissagem que é capaz de viajar até o solo e ainda um veículo de subida que pode levantar os astronautas da superfície da Lua. A sonda deve viajar do local para a estação espacial que a NASA pretende construir em torno da Lua chamada Gateway.

"Vamos precisar de recursos para fazer isso acontecer e vamos ter que trabalhar de forma diferente do que antes", disse Lisa Callahan, vice-presidente de programas e gerente geral da Lockheed Martin, durante uma coletiva de imprensa no Espaço. Simpósio. "Mas eu acho que é realmente viável e estamos super animados com isso."

A Lockheed Martin revela projeto para levar humanos à Lua em 2024.
A Lockheed Martin revela projeto para levar humanos à Lua em 2024.

Como vantagem desse novo conceito da Lander Lockheed é que a empresa não estará construindo veículo completamente do zero. Alguns dos elementos necessários são oriundos da Orion, uma cápsula da tripulação em que a Lockheed já vem trabalhando desde a última década.

Sendo assim, alguns elementos poderiam ser usados no novo módulo.  "Esse é o nosso grande ponto de venda: construa a partir do que você já tem", diz Mike Hawes, vice-presidente e gerente de projetos da Orion na Lockheed Martin.

De qualquer forma, para que a Lockheed consiga lançar o seu módulo é necessário que a NASA finalize o Gateway até 2024.

"A primeira fase é a velocidade", disse o administrador da Nasa, Jim Bridenstine. "Queremos colocar as botas na Lua o mais rápido possível. Nós não queremos tirar nada de colocar aquelas botas na Lua. Qualquer coisa que seja uma distração para fazer isso acontecer, estamos nos livrando."

Fonte: The Verge