2019 começou há 4 meses. Um ano em que muitas tecnologias estão de partida, e que aprendemos a usar outras tecnologias melhores em seu lugar. Afinal, de quais gadgets, recursos, tecnologias e aplicativos nos despedimos no ano passado? E para onde estamos indo neste ano? Continue lendo para descobrir as principais mudanças!

10 Sites, apps e serviços que dissemos adeus no último ano

1. Opinião sobre títulos na Netflix

Em 2015, a Netflix introduziu um sistema de classificação do seu conteúdo, baseado em estrelas. O sistema durou apenas dois anos, antes de ser substituído por uma abordagem positiva/negativa.

Netflix
Opiniões na Netflix

O que usar em 2019: Ainda temos os sistemas de classificação de conteúdo Rotten Tomatoes e IMDb. Ambos têm críticas de usuários, para milhares de programas de TV e filmes.

2. Spotify Running

A ideia era boa - o Spotify avaliava o quão rápido você estava correndo e tocava músicas com batidas que combinavam com o seu ritmo. O recurso foi cancelado em fevereiro do ano passado. Porque? Não sabemos! O Spotify continuou sua longa tradição de matar recursos amados por seus usuários.

Spotify Running
Spotify Running

O que usar em 2019: O Spotify tem muitas listas de para seu treino. Basta escolher uma ao seu gosto e dar o play (mas infelizmente não temos nenhuma dica de nada com inteligencia artificial).

3. Snapcash

O Snapchat tentou entrar no mercado de pagamentos móveis P2P (peer-to-peer) com o Snapcash. O recurso foi lançado em parceria com a Square, em 2014, mas não conseguiu lidar com a forte concorrência de outras aplicativos. O serviço foi oficialmente descontinuado em 30 de agosto de 2018.

Snapcash
Snapcash

O que usar em 2019: Há muitos aplicativos de pagamento no estilo P2P, como o Paypal, Google Pay e o Apple Pay, e dificilmente você ficará sem opção.

4. Grupo Doméstico do Windows

A Microsoft lançou o Windows HomeGroup junto com o Windows 7 em 2009. Ele forneceu uma maneira fácil de compartilhar suas bibliotecas e dispositivos com outras pessoas de sua rede. Mas em agosto de 2018, o serviço terminou, junto com a versão 1803 do Windows 10.

Grupo Doméstico do Windows
Grupo Doméstico do Windows

O que usar em 2019: O Windows possui um novo conjunto de ferramentas nativas que permitem compartilhar a impressora e arquivos com outras pessoas de sua rede.

5. Lista de amigos do Facebook

O Facebook tem muitos recursos desnecessários, por isso concordamos que alguns cortes devem acontecer. Mas as listas de amigos não eram desnecessários. Com elas, era possível ver os posts de grupos específicos de amigos, sem precisar percorrer todos os outros disparates da plataforma.

Lista de amigos do Facebook
Lista de amigos do Facebook

O que usar em 2019: Muitas outras redes sociais oferecem algum tipo de recurso de listas, permitindo que você adicione usuários a grupos e veja apenas o conteúdo de seus membros. O mais proeminente é o Twitter.

6. Google Inbox

O Google Inbox, uma espécie de serviço de e-mail do Google, chegou oficialmente ao seu fim no começo deste ano. Em setembro do ano passado, o Google anunciou que o aplicativo não teria mais recursos, ele foi oficialmente finalizado no último mês de março.

O Inbox tentou ser uma caixa de entrada de e-mail mais inteligente, mas seus melhores recursos foram sendo cada vez mais absorvidos pelos aplicativos padrão dos provedores de e-mail ao longo do tempo.

O motivo do encerramento do Inbox, segundo o Google, é que a maioria dos recursos do Inbox já foi introduzida por meio de uma reformulação no design do Gmail, no início do ano passado.

Google Inbox
Google Inbox

O que usar em 2019: Os aplicativos Gmail e Outlook. Eles oferecem recursos como swipes personalizáveis, respostas inteligentes, a capacidade de cancelar o envio de emails e a integração com o Wear OS.

7. Google Plus

A notícia de que o Google planejava encerrar a rede social foi anunciada em outubro, menos de um mês depois da notícia do encerramento do Google Inbox. O Google decidiu antecipar o encerramento da rede social Google+ para abril de 2019, depois de confirmado que pelo menos 52,5 milhões de usuários tiveram seus dados expostos devido a uma falha de segurança do sistema.

Google Plus
Google Plus

O que usar em 2019: Qualquer outra rede social. Dependendo do tipo de conteúdo que você gosta, você pode usar o Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat, Pinterest ou LinkedIn.

8. Yahoo Messenger

O Yahoo Messenger foi lançado no início de 1998, e durou até meados de 2018, o que significa que ele quebrou a marca de duas décadas de funcionamento. O Yahoo Messenger oferecia bate-papo ao vivo, transferências de arquivos, bate-papo por vídeo, salas de bate-papo para várias pessoas e integração com outros serviços do Yahoo, como o Yahoo Mail.

Yahoo Messenger
Yahoo Messenger

O que usar em 2019: Oficialmente, a empresa parou de desenvolver o Yahoo Messenger para se concentrar no Yahoo Together, um concorrente da Slack.

9. Encurtador de URL Google

O Encurtador de URL do Google teve o seu fim anunciado em março de 2018, e foi oficialmente tirado do ar até 30 de março de 2019. O Google lançou o encurtador de URL goo.gl em 2009, mas, mesmo com o fim do serviço, os links que foram reduzidos continuarão funcionando para sempre.

Encurtador de URL Google
Encurtador de URL Google

O que usar em 2019: Existem diversos outros encurtadores de URL. Veja no link abaixo:

10. Anotações nos vídeo do YouTube

As Anotações nos Vídeo do YouTube são algo que definitivamente não vão fazer falta, e desapareceram até o dia 15 de janeiro de 2019.

Anotações nos vídeo do YouTube
Anotações nos vídeo do YouTube

O que usar em 2019: Use o próprio YouTube, em paz!