A rede multimídia Machinima, bastante conhecida por estar presente nos primórdios da internet, encerrou as suas atividades oficialmente, com a demissão de 81 funcionários. O anúncio foi feito pela empresa através de um comunicado ao Deadline Hollywood.

"Machinima cessou suas operações restantes, o que inclui demissões", disse o comunicado. 

A confirmação foi uma constatação do que estava por vir, já que todo o conteúdo do canal do YouTube da Machinima, que contava com um acervo de conteúdos produzidos no decorrer de sete anos de atuação da plataforma.

O fim das atividades chegou junto com as aquisições que a companhia realizou nos últimos anos. A má fase teve início quando a AT&T adquiriu a Time Warner por US$ 81 bilhões em 2018. Assim, a Machinima acabou sendo empurrada para a Otter Media e com isso ocorreu uma reorganização de ativos digitais pela AT&T, que é controladora das duas marcas.

Machinima encerra atividades e demite 81 funcionários.
Machinima encerra atividades e demite 81 funcionários.

Após a remoção dos vídeos, que aconteceu há duas semanas, ficou evidente que algo muito sério estava acontecendo. Nesta segunda-feira (4) veio a confirmação, quando um porta-voz da Machinima confirmou o encerramento de suas operações e disse que um "número seleto" de funcionários permaneceu na Otter Media para conseguir identificar "novas oportunidades".

Russell Aarons é um dos que permaneceu na empresa, e está ajudando nas chamadas "atividades de transição".

A Machinima teve crescimento junto ao YouTube no início dos anos 2000, e ofereceu cursos baseados em videogames para criadores de conteúdo de vídeo. Após algum tempo, acabou se tornando uma grande rede multimídia, com a criação de conteúdos originais relacionados a videogames, incluindo séries dedicadas como Halo 4: Forward Unto Dawn, Street Fighter Assassin's Fist e Mortal Kombat: Legacy.