As mensagens de texto foram a primeira forma de comunicação por texto em celulares, e por isso, podem serem vistas como algo defasado. Como não suportam recibos de leitura, recursos de mensagens de grupo ou adesivos animados, elas perderam muito espaço para apps o Facebook Messenger, WhatsApp e WeChat

Além disso, elas dependem de uma conexão celular - se você estiver em roaming ou se você estiver sem sinal, você não pode enviar ou receber mensagens de texto. Apesar de todas essas limitações e previsões de seu desaparecimento, as mensagens de texto, elas ainda são bastante utilizadas.

Mesmo com todas essas limitações, 97% dos proprietários de smartphones enviam mensagens de texto, tornando-se o recurso mais usado em smartphones. Para tornar o serviço mais valioso e competitivo com aplicativos de mensagens, fabricantes de smartphones e operadoras estão se unindo à órgãos da indústria de telefonia celular para desenvolver uma visão moderna sobre mensagens de texto - o RCS (Rich Communication Services). A tecnologia combina o melhor do Facebook Messenger, iMessage e WhatsApp em uma plataforma.

Então, o que é o sistema de mensagens RCS e como funciona? Aqui está tudo que você precisa saber.

A história do SMS

A invenção das mensagens de texto é anterior ao iPhone, ao BlackBerry e ao Android. O SMS foi proposto pela primeira vez em 1982, para o Sistema Global de Comunicações Móveis (GSM), um padrão de célula de segunda geração, idealizado pelo Instituto Europeu de Padrões de Telecomunicações (ETSI).

A idéia, pelo menos inicialmente, era transmitir textos através dos sistemas de sinalização, que controlavam o tráfego telefônico. Os engenheiros do ETSI desenvolveram uma estrutura pequena o suficiente para caber nos caminhos de sinalização existentes (128 bytes, melhorados para 160 caracteres de sete bits) e modulares o suficiente para suportar recursos de gerenciamento da operadora, como faturamento em tempo real, reencaminhamento de mensagens mensagens para um destinatário diferente do especificado pelo usuário, e o bloqueio de mensagens.

Após quase uma década de ajustes, o SMS foi lançado comercialmente, em dezembro de 1992 - um marco que Neil Papworth, engenheiro, marcou com mensagens de texto "Feliz Natal" para Richard Jarvis, cliente da Vodafone.

Nos anos que se seguiram, os fabricantes de celulares, incluindo a Nokia e as operadoras, como Fleet Call (agora Nextel) e BT Cellnet (agora O2 UK), embarcaram na onda de mensagens, estimulando a adoção. E em 2010, quase 20 anos após a primeira mensagem de texto, os assinantes de celular trocaram 6,1 trilhões de mensagens.

Apesar do crescimento explosivo da SMS, ela não evoluiu muito dos sistemas do início dos anos 90. Mesmo com os fatores de forma do telefone mudando e o iPhone da Apple popularizando o smartphone touchscreen moderno, o SMS permaneceu o mesmo - até o limite de 160 caracteres imposto no início. Mas o RCS promete mudar tudo isso.

O que é RCS?

Rich Communications Services (RCS) é o protocolo que substituirá o SMS. O protocolo começou devagar: foi formado por um grupo de promotores da indústria em 2007, e trazido sob as asas da GSM Association em 2008, mas a participação da operadora e outros fatores impediram que ele ganhasse alguma força real por quase uma década. 

Em 2018, o Google anunciou que estava trabalhando com todas as principais operadoras de celular do mundo para adotar o protocolo RCS. O resultado é o Chat, um protocolo baseado no RCS Universal Profile que substituirá o SMS.

"Gostamos de chamar a próxima evolução do SMS", disse Andy Shirey, gerente de produto sênior do Open Market, à Digital Trends. "É um conteúdo de mensagens mais rico, com recursos como recibos de leitura, que são ótimos."

Então, quais recursos devemos esperar para ver no chat? Bem, vai parecer muito com o iMessage e outros aplicativos de mensagens. É um protocolo mais interativo, que permite iniciar chats em grupo, enviar mensagens de vídeo e áudio e enviar imagens de alta resolução. Você também poderá ter recibos de leitura e até mesmo ver quando alguém estiver respondendo à sua mensagem em tempo real.

Além de todos os recursos esperados em um aplicativo de mensagens, parece que o Chat terá algumas surpresas agradáveis ​​na loja. O Google vem trabalhando com empresas para adicionar recursos úteis ao Bate-papo, para melhorar a comunicação. Por exemplo, o Chat poderá enviar atualizações ao vivo sobre viagens futuras, cartões de embarque e até mesmo permitir que você selecione seu lugar no aplicativo Android Messages.

Em vez de usar uma conexão celular, o Chat depende da sua conexão de dados. Também é irrelevante o hardware, ele deve funcionar em vários dispositivos. E, embora o Chat possa funcionar no iOS, a Apple ainda precisa anunciar se seus aparelhos suportarão o protocolo.

Há um elemento crucial que falta no chat, no entanto. Embora o protocolo RCS original tenha permitido a implementação da criptografia cliente-servidor, o Chat não oferece criptografia de ponta a ponta, como o iMessage ou o Signal. Em suma, permite os mesmos padrões legais de interceptação que seu predecessor.

Como funciona o RCS
Como funciona o RCS

Como o RCS funcionará?

Vamos ser claros, o Chat não é outro aplicativo de mensagens baseado no Android; é o nome amigável para o protocolo RCS. Dito isso, o bate-papo estará disponível inicialmente apenas em dois aplicativos: Mensagens do Android e Mensagens da Samsung. Embora isso possa parecer um pouco limitado, a maioria dos fabricantes de smartphones envia seus dispositivos com o aplicativo de mensagens padrão do Android. 

Há um monte de peças móveis necessárias para fazer o Chat realmente funcionar. Primeiro, sua operadora precisará dar suporte ao protocolo. Você também precisará ter um dispositivo e um aplicativo de mensagens que suporte o bate-papo. Finalmente, o seu destinatário também precisará do Chat; Caso contrário, as mensagens de bate-papo serão revertidas para o SMS.

O que são as mensagens RCS? 

Embora possa demorar alguns meses para vermos o lançamento final do Chat, o Google lançou uma versão da web do Android Messages em junho.

Em um futuro próximo, os usuários do Android poderão emparelhar seu aplicativo de mensagens com o serviço da web, por meio de um código QR, permitindo a experiência completa de bate-papo de um computador.

Suporte ao RCS

Por quase uma década, foi difícil obter amplo apoio ao protocolo RCS. Enquanto algumas operadoras como a Sprint e a T-Mobile estavam a bordo bem cedo, muitos fabricantes foram mais reticentes. Como o RCS exige atualização de software e de rede, muitos OEMs não querem desenvolver software para fazer com que seus dispositivos ofereçam suporte retroativo ao protocolo.

O Google, no entanto, conseguiu avançar com as operadoras e os OEMs. Atualmente, existem 55 operadoras e quase uma dúzia de fabricantes de smartphones que oferecem suporte ao Chat. A Microsoft também comprometeu seu suporte ao protocolo. 

Quando será lançado o RCS? 

Quando vamos realmente ver o Chat é a questão de um milhão de dólares. Como o Chat exige suporte de operadora, esse não será o tipo de lançamento tranquilo que vimos quando o iMessage foi lançado, em 2011.

De acordo com o Engadget, podemos esperar uma implantação completa do Chat nos próximos 12 a 18 meses.