A L’Oréal revelou um dispositivo wearable que é capaz de medir a exposição à radiação ultravioleta das pessoas. Vale mencionar que os rádios ultravioletas podem sanificar a pele e olhos dos indivíduos, podendo causar até câncer de pele.

O sensor UV My Skin Track da La Roche-Posay foi projetado para ficar preso a roupa, e ele depende de NFC em vez de Bluetooth para a transmissão de dados, o que significa que não é necessário bateria para poder funcionar.

Descobrir o quanto de radiação UV estamos expostos por dia não é fácil, além disso, os raios UVA podem penetrar nas nuvens e nos vidros. A ideia da L’Oréal através de seu sensor é educar as pessoas sobre o quanto elas estão expostas, mesmo sem poder resolver o problema daqueles que não utilizam o protetor solar de forma eficiente.

Sensor vestível da L’Oréal pode rastrear exposição aos raios UV ao longo do dia.
Sensor vestível da L’Oréal pode rastrear exposição aos raios UV ao longo do dia.

Assim que o aparelho celular receber os dados UV, ele poderá ser integrado ao HealthKit da Apple caso esteja usando um iPhone. Também será possível adquirir produtos da marca.

O sensor é capaz de medir a radiação UVA, a variante que penetra profundamente na pelo e causa o envelhecimento e o enrugamento da pele. Levando em consideração que todos os tipos de radiação UV contribuem para o risco de câncer de pelo, o UVB possui um maior impacto, já que pode causar também queimaduras na pele.

O sensor irá sair por US$ 59,95 e será lançado nos Estados Unidos. O aplicativo pode ser baixado para iOS e Android.

Sem dúvidas, um método inteligente para medição dos raios ultravioleta. Mas, vale mencionar, prevenção é tudo, então, use protetor solar sempre!

Fonte: The Verge