Algumas grandes montadoras já estão trabalhando pesado para o desenvolvimento de transporte particular de pessoas. Tais empresas estão desenvolvendo tecnologias avançadas para que os carros consigam se locomover de modo autônomo, e tudo isso através da inteligência artificial. Além disso, a busca também está concentrada em automóveis que sejam capazes de voar com segurança para passageiros e também pedestres.

A Vertical Aerospace, uma startup fundada em 2016 pelo CEO da OVO Energy, Stephen Fitzpatrick, é um bom exemplo disso. A empresa já está realizando testes de veículos voadores para que em um futuro próximo eles já possam transportar passageiros para outras cidades britânicas.

Startup britânica pode ter taxis voadores até 2022.
Startup britânica pode ter taxis voadores até 2022.

O protótipo da Vertical Aerospace de eVTOL, que significa em português, decolagem e pouco vertical elétricos, e deste modo, utiliza eletricidade para realizar os seus movimentos.

Após conseguir a permissão dos órgãos responsáveis pela fiscalização do espaço aéreo na Inglaterra, a startup iniciou a fase de testes no Aeroporto de Cotswold, em Gloucestershire.

"Aprendemos muito com a Fórmula 1, tanto em termos de tecnologia quanto em ritmo de desenvolvimento. Os materiais leves, aerodinâmica e sistemas elétricos desenvolvidos pela F1 são altamente aplicáveis às aeronaves - muito mais do que ao transporte rodoviário", disse Fitzpatrick.

Assim, se tudo der certo, em quatro anos será possível voar de taxi sobre a Inglaterra antes mesmo que outras empresas possam oferecer o serviço.