Na atualidade, com o crescente uso das tecnologias, nem todas as empresas conseguem se adequar ao meio e oferecer aos seus clientes o melhor meio de atendimento. Em relação às compras e formas de pagamento, várias alternativas já estão sendo propostas.

Conforme uma pesquisa do IBOPE Conecta, que perguntou a internautas o que eles sentiriam ao fazer compras em um supermercado que não oferecesse caixas, com cobrança somente online, o resultado foi bastante receptivo para esse meio de transação.

Pesquisa revela que brasileiros gostam de novas tecnologias como meio de pagamento.
Pesquisa revela que brasileiros gostam de novas tecnologias como meio de pagamento.

O estudo foi feito com 2.000 internautas, pertencentes às classes A, B, C e D, de todas as regiões do país. Como resposta, 87% dos brasileiros entrevistados disseram que estão confortáveis com a ideia, já que acreditam ser uma medida mais prática para a realização das compras. Já, 13% disseram que ainda não estão certos em aderir a esse tipo de serviço, e ainda entendem que não ter uma pessoa especializada para realizar as cobranças pode gerar sensação de insegurança.

Em relação a opção de cobrança através de totens, a confiança não é a mesma entre os consumidores brasileiros. Entre os entrevistados na pesquisa, 45% dizem que nunca usaram esse método de pagamento. Já, 61% dizem que os totens são mais práticos, e 45% afirmam ser mais rápido.

As Guide Shops, que são usualmente usadas como vitrine de produtos online, ainda não são conhecidas por 80% dos entrevistados. De qualquer modo, o mercado brasileiro é bastante otimista, sendo que 86% dos entrevistados disseram estar dispostos a experimentar o modelo. Já, 14% disseram que não usariam o modelo por medo de o produto chegar com defeito, e ainda por não gostarem da ideia de não levar o produto imediatamente para casa.

No que diz respeito a realizar o pagamento feito ao aproximar o smartphone da maquininha sem o uso de cartão, 57% dos entrevistados afirma conhecer o método, mas nunca o usaram. 31% não conheciam mas gostariam de experimentar. Somente 2% do total disseram já ter usado o meio.

A pesquisa ainda questionou qual o melhor método inovador de pagamento preferido, 48% disseram gostar de pagar usando tecnologias biométricas, 27% já preferem usar o celular e 12% se sentem seguros em pagar através do reconhecimento facial.