O Ministério do Trabalho está fechando uma parceria com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) para conseguir a cessão da utilização do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da corte. A parceria em questão foi discutida durante uma reunião entre o ministro do Trabalho, Caio Vieira de Mello, e o presidente do TRF4, desembargador federal Thompson Flores, na sexta-feira (17), na sede do tribunal, em Porto Alegre.

O uso do SEI integra o processo de reestruturação do Ministério do Trabalho. A plataforma irá possibilitar avanços no gerenciamento dos setores de informática, o que deve contribuir para a resolução de questões internas, que irá tornar o ministério mais acessível e integrado à Administração Pública brasileira.

Ministério do Trabalho vai utilizar sistema de informações do TRF-4.
Ministério do Trabalho vai utilizar sistema de informações do TRF-4.

Tramitação virtual: O SEI proporciona a transferência da gestão administrativa para o meio eletrônico, fazendo com que a tramitação de expedientes, ou seja, a criação, edição e assinatura , possa ser realizada virtualmente. O sistema foi desenvolvido por servidores do TRF-4 em 2010 e, através de termos de cessão de uso gratuito, já é usado por cerca de 400 órgãos públicos, nos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo. 

De acordo com o TRF-4, o SEI propicia uma maior rapidez e transparência para todas as ações administrativas, o que acarreta em uma economia de recursos públicos. Além disso, tem reflexos na sustentabilidade, eliminando o uso de papel, de insumos e de transporte para movimentação dos documentos.

Durante o encontro que aconteceu em Porto Alegre ficou determinado que o ministro Caio Vieira de Mello irá encaminhar um ofício ao desembargador Thompson Flores para formalizar o pedido de cessão do uso do SEI, com a finalidade de concretizar oficialmente a parceria entre as duas instituições.