Em um futuro não muito distante, as entregas de mercadorias poderão acontecer através de drones. Em uma pesquisa recente feita no Brasil, a maioria dos internautas mostrou-se confortável com esse tipo de serviço.

A Worldpay, uma companhia de processamento de pagamentos, em sua pesquisa, revelou que 53% dos consumidores brasileiros que possuem acesso à internet se sentiriam confortáveis caso drones fizessem a entrega de seus produtos.

A dúvida em relação a isso é sobre a segurança das entregas, se o produto irá mesmo chegar ao seu destino final. A preocupação também é dos pesquisadores, sendo que um estudo mostrou que grande parte dos brasileiros prioriza a segurança em compras online.

Deste modo, para sanar as fraudes nas encomendas, a Worldpay apresentou um projeto que tem como objetivo ajudar as entregas por drones se tornarem uma realidade no mundo todo, e o melhor, com segurança.

Tecnologia inovadora permite entrega por drones de modo mais seguro.
Tecnologia inovadora permite entrega por drones de modo mais seguro.

O projeto em questão foi nomeado de Drone Pay, e utiliza a tecnologia EMV para pagamento sem contato. Através dele a identidade do destinatário é verificada, o que garante que o produto seja entregue no endereço correto e para a pessoa certa.

Os destinatários, com isso, teriam em suas casas uma espécie de tapete, que servia de local de pouso do drone. Dentre deste tapete, existe um cartão, contendo todas as informações necessárias sobre o consumidor. Assim que o drone pousar para deixar o pacote, ele irá ler os detalhes contidos no local do pouso, tudo isso de forma automática.

Deste modo, se os dados do destinatário estiverem de acordo com os que forem obtidos no local de pouso, a encomenda será liberada. Em seguida, o vendedor recebe o pagamento pelo produto.

Como podemos perceber, a metodologia empregada permite que as entregas sejam feitas com sucesso, com pouquíssimos riscos de uma possível fraude.