A realidade virtual é um dos temas bastante abordados na atualidade. Mesmo assim, de acordo com uma pesquisa realizada pela Thinknum Media, grande parte dos consumidores está perdendo o interesse na compra de dispositivos de Realidade Virtual (VR). Os números foram obtidos baseados em uma análise de vendas de dispositivos do tipo no mercado estadunidense.

O relatório mostrou  que a HTC, Oculus, Sony e a Samsung se esforçaram para manter o interesse do consumidor durante o primeiro trimestre deste ano. Vale mencionar que até mesmo os mais entusiastas do setor se mostraram desanimados.

O PlayStation VR Skyrim Bundle, é um bom exemplo disso, ele vem enfrentando uma queda constante no número de vendas desde o seu lançamento no final de 2017. Conforme a Thinknum Media, os dados obtidos com a Amazon revelam que o produto caiu da 22ª para a 100ª posição entre os mais vendidos.

Realidade virtual em baixa: Consumidores estão perdendo interesse nos produtos. Valor pode estar sendo um grande empecilho.
Realidade virtual em baixa: Consumidores estão perdendo interesse nos produtos. Valor pode estar sendo um grande empecilho.

Para completar, outro dado relevante é em relação ao Gear VR da Samsung, que não conseguiu ficar sequer na lista dos 100 produtos mais comercializados pela Amazon estadunidense. O Oculus e a HTC aparecem em posições melhores, mesmo assim estão sofrendo com a queda de interesse por parte dos consumidores.

Nenhuma das empresas, por enquanto quis comentar o assunto ou mesmo falar sobre os planos para o futuro. De qualquer modo, a queda no mercado de dispositivos VR pode representar uma boa oportunidade para que as empresa baixem os valores de seus produtos.

Vamos aguardar e ver o que o futuro reserva para o setor de realidade virtual. Certamente, o valor empregado é um grande empecilho para que mais pessoas tenham acesso aos produtos. De qualquer forma, as empresas também precisam investir mais para que atenção dos usuários possa voltar.