O projeto de Elon Musk, um sistema de vagões por meio de tubos a vácuo, com velocidade de até 1.200 Km/h contará com um escritório no Brasil. O estado de Minas Gerais foi o selecionado para receber um centro de pesquisas Hyperloop.

Em uma entrevista recente na cidade de Los Angeles, Musk disse que a sua intenção é instalar o Hyperloop na cidade para que o transporte de passageiros do centro até o aeroporto possa ser realizado em somente oito minutos. O valor da passagem, segundo Musk, será de apenas US$ 1.

A expectativa é que os passageiros consigam atravessar toda a cidade de norte a sul através de um traçado paralelo a rodovia 405. Com isso, o sistema contaria com "Pods" que podem acomodar até 16 passageiros, com uma movimentação de aproximadamente 240 Km/h em seu trajeto inicial.

Hyperloop

Elon Musk, durante a entrevista, não mencionou uma data oficial para que o sistema pudesse entrar em operação. De qualquer modo, ele diz que já está avaliando modos de construir uma rede de túneis na cidade. Para completar, a ideia é levar o projeto para outras cidades.

"Se você pode construir um túnel em Los Angeles, pode construí-lo em qualquer lugar", afirma Musk.

A Boring Company é uma das empresas parceiras de Musk no projeto, e disse que nesta semana já está pronta para iniciar o trabalho de fato. Vale mencionar que por enquanto, tanto Musk quanto as empresas parceiras não oferecem um cronograma de obras, ou seja, para a implementação real do Hyperloop.

De qualquer forma, temos que considerar que a ideia é realmente boa, e também viável, sendo que será bastante útil para o transporte de passageiros. Em testes passados, o sistema havia conseguido quebrar um novo recorde de velocidade.

Elon Musk é um grande entusiasta e empreendedor do meio tecnológico. Ele é o fundador, CEO e CTO da SpaceX; CEO da Tesla Motors; vice-presidente da OpenAI; fundador e CEO da Neuralink; e co-fundador e presidente da SolarCity.