Em setembro do ano passado, a Marinha dos Estados Unidos anunciou que iria usar controles dos Xbox para realizar algumas funções dos submarinos mais avançados. Ao que tudo indica, a ideia já começou a ser implantada.

Durante o último final de semana, um submarino foi lançado pela Marinha dos Estados Unidos, na Base Naval Submarina New London, em Connecticut. O USS Colorado recebeu os comandos de um joystick do Xbox 360.

Marinha dos EUA utiliza controle do Xbox para lançamento de submarino.
Marinha dos EUA utiliza controle do Xbox para lançamento de submarino.

Antes de usar o controle de videogame, tais tipos de barcos utilizavam alavancas para comandar os mastros, em que eras caras e grandes demais. A situação demandava um custo alto pelo órgão norte-americano.

As embarcações submersas mais atuais utilizam "mastros fotônicos" no lugar dos antigos periscópios. Os equipamentos mais recentes possuem sensores de imagem em alta definição, com a finalidade de capturar uma visão completa, em 360 graus, que podem ser observadas e, monitores internos.

Com a atualização da novidade, a tendência é que os próximos recrutas possam comandar os submarinos sem necessitar um treinamento para ação, já que em muitos casos o controle do Xbox é um velho conhecido.

Vale mencionar que em outros casos o controle de um console foi usado em missões. Em 2010, com a finalidade de analisar satélites, o Laboratório de Pesquisa da Força Aérea juntou 1.760 unidades do PlayStation 3 para desenvolver um supercomputador de 500 TFLOPS.