Pesquisadores da Universidade de Tóquio publicaram um artigo no jornal "Science" para revelar uma descoberta bastante interessante. O grupo diz ter encontrado uma tecnologia que deverá acabar com os problemas relacionados a fragilidade dos materiais utilizados atualmente em smartphones e outros aparelhos do tipo.

O produto em questão é formado por um polímero semelhante ai vidro. Nomeado de "polyetherthioureas" tem como propriedade principal a regeneração, sendo que assim que aquecer e pressionar o material com as mãos irá se auto-consertar.

Tecnologia inovadora permite smartphones inquebráveis.
Tecnologia inovadora permite smartphones inquebráveis.

"Alta robustez mecânica e a habilidade de cura tendem a ser mutuamente exclusivas. Na maioria dos casos, o aquecimento a altas temperaturas, na ordem dos 120 graus Celsius ou mais, para reorganizar suas redes reticuladas é necessário para reparar as partes fraturadas", disseram os pesquisadores.

Conforme os cientistas, o método descoberto até então permite que a regeneração ocorra a uma temperatura de 21 graus Celsius, sob a pressão feita através das mãos. A descoberta foi feita pelo estudante Yu Yanagisawa, que acabou encontrando o material acidentalmente.

O material foi encontrado funcionando como uma espécie de cola, mas ocorreu o enrijecimento após as pontas do polímero serem cortadas e depois da pressão e calor.

Mesmo que a novidade possa parecer bastante interessante e eficaz, a tecnologia ainda deverá demorar um bom tempo para chegar aos produtos, como smartphones, por exemplo.