O varejo não começou ainda o uso na sua totalidade de algum meio de reconhecimento biométrico para fazer as transações financeiras. Atualmente, poucas lojas e bancos usam o recurso, porém, não de modo massivo, assim sendo, as senhas são indispensáveis. Porém, ao que tudo indica, em um futuro próximo tudo poderá ser diferente.

A Intel, Foxconn Technology e Asia Pacific fizeram a primeira demonstração do uso do reconhecimento facial para compra no varejo. A apresentação ocorreu em Taiwan, inicialmente como uma prova conceitual para demonstrar aos varejistas uma nova possibilidade de experiência ao cliente.

Reconhecimento facial deverá substituir senhas em compras no varejo.

A tecnologia também poderá ser usada para controlar o acesso a residências e também empresas, bem como em compras virtuais e acessos a serviço de entretenimento online, com o sistema de reconhecimento facial para efetuar o pagamento. Resumindo, sem a necessidade de senhas, apenas o próprio rosto do comprador para liberar a transação.

O escaneamento da face é muito rápido, leva apenas 0,03 segundo, o que minimiza o risco de vazamento de dados pessoais do cliente. Para completar, o meio de pagamento ainda dispensa o uso de cartões de crédito e débito ou mesmo dinheiro. O sistema irá usar a tecnologia Multi-acess Edge Computing (MEC) no 5G.

Ainda não há uma precisão para que a nova tecnologia chegue ao mercado, porém, deverá mesmo ser o futuro das transações.