Um professor da Communications University of China optou por fazer a chamada de presença de seus alunos através da técnica de reconhecimento facial.

O professor chamado Shen Hao tirou uma foto da face de cada um de seus alunos, armazenando os rostos em um banco de dados. A tecnologia utilizada por ele é da companhia chinesa Baidu. Agora, todos os dias o professor da Universidade posiciona um tablet na sua mesa e solicita aos alunos que formem uma fila e que fiquem na frente da câmera do aparelho até serem reconhecidos pelo sistema, para que a presença do aluno seja então confirmada.

Aplicativo foi desenvolvido pelo professor
Aplicativo foi desenvolvido pelo professor

O app foi desenvolvido pelo próprio professor Hao e assim como o iPhone X da Apple que está chegando no dia 03 de novembro, o sistema de reconhecimento facial consegue até mesmo reconhecer os alunos com mudanças no corte de cabelo ou penteado e também com maquiagem pesada.

O Hao é professor de seis disciplinas na Universidade e diz que tem bastante trabalho para controlar todos os seus 300 alunos. Alguns alunos até aprovaram a chamada tecnológica do professor, mas alguns torcem para que o moda não pegue com outros professores.