O Facebook poderá ser a próxima empresa a adotar o uso de reconhecimento facial. De acordo com rumores recentes, a rede social já estaria testando a tecnologia para ajudar os usuários a recuperar as suas contas.

O recurso estaria sendo testado com um número pequeno de usuários. A novidade é útil para a recuperação de contas em casos de ataques hackers e ainda esquecimento da senha.

O uso da tecnologia de reconhecimento facial foi revelado pelo editor do The Next Web Matt Navarra, que exibe uma tela do aplicativo do Facebook solicitando que o usuário olhe para a câmera. Após isso, o Facebook, ao ser questionado pelo TechCrunch, confirmou o experimento com uma alternativa rápida de autenticação em dois fatores por SMS.

Esta função será ativada somente em aparelhos em que o usuário já tenha realizado o login anteriormente. Detalhes como o Facebook irá realizar o processo de reconhecimento facial ainda não estão claros.

Contas do Facebook poderão ser recuperadas através de reconhecimento facial.
Contas do Facebook poderão ser recuperadas através de reconhecimento facial.

A rede social, atualmente, possui um recurso utilizado na identificação de pessoas em fotos que pode ser útil como banco de dados na comparação do rosto da pessoa. Assim sendo, é bastante provável que a empresa esteja avaliando a confiabilidade da ferramenta antes que seja liberada para o grande público.

Vale mencionar que o Facebook já oferece algumas alternativas de recuperação da conta. Em alguns casos, a rede social solicita que o usuário aponte fotos de amigos para conseguir provar a sua identidade.

Para completar, também é possível configurar os contatos de confiança para conseguir liberar o acesso ao perfil caso a pessoa foque presa fora dele. Porém, a ideia é que o reconhecimento facial possa agilizar a confiabilidade de tais etapas.