Recentemente, Elon Musk e Mike Cannos-Brookes fizeram uma aposta de quem construísse fontes renováveis para solucionar os blackouts que atingiam a Austrália Meridional, local onde reside Cannon-Brookes. Porém, o dono da Tesla prometeu que faria em 100 dias, a partir da assinatura do acordo. Pois bem, ele cumpriu com o prometido e entregou o maior conjunto de baterias do mundo em dois meses.

O acordo para instalação de alimentação de íon-lítio, que pode gerar 100 MW, foi feito no final de setembro. A Tesla Powerpacks, em outubro, montou todo o equipamento na fazenda eólica Neon’s Hornsdale, a Austrália Meridional que é responsável pela exploração dos ventos, porém, neste ano não ocorreu uma boa captação.

Elon Musk entrega bateria gigantesca em menos de 100 dias.
Elon Musk entrega bateria gigantesca em menos de 100 dias.

Após regulamentar a distribuição, os testes iniciaram neste mês e está operando com sucesso, ao que tudo indica. O empreendimento custou um total de US$ 50 milhões, uma solução teoricamente barata de produção de energia limpa para o equivalente a 30 mil casas.

Agora, a construção de Musk deverá se bastante útil para as épocas de escassez, garantindo eletricidade de forma contínua quando o convencional falhar. "A maior bateria de íon-lítio será importante para o nossa mescla de energia e mostra que a Austrália Meridional será líder em energia renovável armazenada. Um enorme esforço foi realizado para que esse projeto fosse entregue em tão pouco tempo", disse o premier Jay Weatherill.