Na noite do último domingo (12), o Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, precisou ser interditado completamente em razão de um drone que estava sobrevoando o espaço aéreo permitido somente para aviões. Muitos passageiros ficaram indignados e furiosos com a situação, já que os voos acabaram sendo atrasados ou até mesmo cancelados.

Usuários do serviço também relataram que as companhias aéreas realocaram os que tiveram os seus voos cancelados ou atrasados em outros aviões, e o hotel foi necessário pagar. Além disso, outras pessoas informaram que a péssima comunicação entre as empresas com os seus passageiros, com informações desencontradas.

Drone fecha aeroporto em Congonhas no domingo.
Drone fecha aeroporto em Congonhas no domingo.

Um usuário do Twitter relatou que os voos que vinham de outras cidades ou mesmo países estavam sendo desviados para outros aeroportos.

Vale mencionar que a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) realizou a regulamentação de drones em território nacional no início de maio deste ano, em que drones com peso superior a 250g precisam ser registrados obrigatoriamente. Além disso, as regras ainda incluem a proibição de voo de drones acima das pessoas, sendo necessário um registro formal antecipadamente.

No domingo, cerca de 35 voos que estavam marcados para aterrissarem em Congonhas precisaram seguir para outros aeroportos. Pilotos da LATAM disseram que viram o drone sobrevoando a cabeceira sul da pista de Congonhas. Além dos atrasos, nenhum dos voos teve problemas mais graves.