Ao longo dos anos, cada vez mais o termo Inteligência Artificial (IA) está sendo usado. Porém, mesmo com as inúmeras novidades, o físico Stephen Hawking alerta que a IA poderá transformar o mundo para melhor ou acabar com a humanidade.

Segundo ele, a IA possui o potencial para erradicar os danos que os humanos causam no mundo natural, bem como acabar a pobreza, curar doenças e até transformar o mundo em que conhecemos em um local melhor para viver. No entanto, ele alerta que devemos estar também preparados para o pior.

"Talvez com as ferramentas dessa nova revolução tecnológica seremos capazes de desfazer parte do dano à natureza trazido pela revolução anterior — a industrialização. Certamente vamos nos dedicar à erradicação de doenças e da pobreza. Todos os aspectos da nossa vida serão transformados. Em resumo, sucesso na criação de IA poderá ser o maior acontecimento na história da nossa civilização".

Inteligência Artificial pode acabar com humanidade, diz Stephen Hawking .
Inteligência Artificial pode acabar com humanidade, diz Stephen Hawking .

"Eu temo que a IA pode substituir seres humanos de uma vez. Se pessoas desenvolvem vírus de computador hoje, alguém vai desenvolver uma IA que melhora e replica a si mesma. Essa será uma nova forma de vida, mais avançada do que a humanidade".

O cientista destacou o trabalho legislativo que tem sido desenvolvido na Europa. Ele se mostra satisfeito com as propostas para estabelecer as regras para IA e robótica.

"A não ser que a gente aprenda como se preparar para, e evitar, os riscos em potencial, a IA pode ser o pior evento da história da nossa civilização. Ela traz perigos, como poderosas armas autônomas ou novas maneiras de poucos oprimirem muitos. Ela pode trazer uma grande ruptura para nossa economia."