O diretor da SoftBank, empresa de tecnologia do Japão, prometeu durante uma entrevista ao jornal Nikkei Asian Review um investimento de mais de 100 trilhões de ienes (R$ 2,8 trilhões) no setor de tecnologia no decorrer dos próximos anos.

A promessa tem tudo para acontecer, já que o diretor da SoftBank é Masayoshi Son, o homem mais rico do Japão, segundo o Recode. Son já fez grandes investimentos no setor tecnológico, sendo que o mais recente foi a criação de um fundo nomeado "Vision Fund".

Son é o homem mais rico do Japão.
Son é o homem mais rico do Japão.

A SoftBank é detentora do robô Pepper, sendo que a empresa já comprou a divisão de robótica do Google.

Son, durante a entrevista, comentou que não estava satisfeito com o Vision Fund, que investiu 10 trilhões de ienes (cerca de R$ 280 bilhões) no setor. "O Vision Fund foi só o primeiro passo, 10 trilhões de ienes simplesmente não é o bastante", disse. Com esse valor, ele acredita que o fundo "provavelmente vai secar em uns dois anos".

"Estamos criando um mecanismo para aumentar nossa capacidade de investimento de 10 trilhões de ienes para 20 trilhões de ienes e depois para 100 trilhões de ienes", disse.

Conforme ele, a intenção é criar novos fundos a cada dois ou três anos, cada qual com uma capacidade exponencialmente maior que o anterior. O executivo estima que os fundos "provavelmente vão investir em pelo menos mil empresas ao longo de dez anos".