A Samsung liberou a One UI 5.0 para vários tablets, como o Galaxy Tab A7 Lite, S7 FE e Active 3, por exemplo. Agora, chegou a vez de outro modelo receber a interface mais recente da gigante sul-coreana: o Galaxy Tab A8. Esse dispositivo, listado no cronograma de atualização, está sendo agraciado com os principais recursos e aprimoramentos do Android 13.

Novo Android chegando

A One UI 5.0 está sendo disponibilizada gradativamente para os proprietários do Galaxy Tab A8 (LTE e Wi-Fi) na Europa, mas se tudo ocorrer bem durante a fase inicial de distribuição, um lançamento mais amplo deve acontecer em breve para atingir outras regiões importantes, incluindo o Brasil.

A nova interface da Samsung, que traz os números de firmware "X200XXU1CVL5" (Wi-Fi) e "X205XXU1CVL5" (LTE), também entrega o pacote de segurança de novembro de 2022. Apesar dele não ser o mais recente, há mais de 40 correções para manter o sistema operacional livre de problemas.

Galaxy Tab A8
Galaxy Tab A8

Quando a atualização estiver disponível, basta acessar "Configurações > Atualização de software > Baixar e instalar". Antes de iniciar o processo, recomendamos que mantenha o tablet conectado em uma rede Wi-Fi para evitar gastos no plano de dados e que tenha, no mínimo, 50% de bateria.

A One UI 5.0 oferece algumas novidades interessantes, incluindo uma tela de bloqueio personalizável; melhor implementação do design Material You; mais emojis animados no Samsung Keyboard; sincronização com o Windows 11 para editar documentos e a possibilidade de transformar mensagens de voz em texto.