Diante de um mercado no qual os celulares são cada vez mais funcionais, com processadores mais potentes e telas maiores, o consumidor que já está abandonando os PCs se pergunta se ainda vale a pena comprar um tablet.

Em geral, a resposta é muito mais complexa do que se pensa: Tudo dependerá da experiência e das necessidades do consumidor. É inegável que a tela de um tablet é melhor do que a de um celular para ver filmes e séries ou jogar games. A usabilidade do aparelho equivale aos melhores smartphones no mercado, mas por um custo menor.

Além disso, a durabilidade de um tablet é maior do que a de um notebook, ou de um celular. O hardware também ostenta uma boa performance nesta comparação. Abaixo, confira motivos que sustentam que você devia, ou não, ter um tablet.

O que é um tablet?

Créditos: Divulgação/Canva
Créditos: Divulgação/Canva

Um tablet se trata de um dispositivo touch screen como um telefone. com uma tela muito maior ou um notebook pequeno sem o teclado. Como telefones e notebooks, você pode usar tablets para entretenimento, trabalho e outros propósitos.

Eles são melhores para o consumo de mídia do que os telefones, já que eles têm telas maiores. E você pode emparelhar um tablet com um teclado sem fio para aproximar muito da funcionalidade de um notebook se você está tentando fazer o trabalho em tempo real.

Os tablets também são menos portáteis do que os telefones, mas mais do que a maioria dos notebooks.

5 motivos para comprar um tablet

Créditos: Divulgação/Canva
Créditos: Divulgação/Canva
Tablets são dispositivos flexíveis que podem ser úteis em uma variedade de situações. Você pode usar um tablet para verificar e responder a e-mail, participar de chamadas de vídeo, assistir filmes e programas de TV, navegar na web, ler ebooks, jogar jogos e muito mais.

Uma vez que existem tantas maneiras diferentes de usar um tablet, também existem muitas razões para você querer comprar um. Aqui estão apenas alguns dos mais importantes.

1. Você é um leitor ávido

Você adora ler, e gostaria de começar a ler mais livros. Em suma, o tablet é excelente por conta de suas telas grandes, bem como o seu peso leve, capaz de segurar o tablet por longos períodos. Assim, se você não quer comprar um kindler, mas tem um tablet, pode usar o mesmo para ler.

2. Quer colocar os conteúdos de streaming em dia

Se você está tentando colocar em dia os seus vídeos favoritos do Youtube, ou ainda aquela série bombada que todo mundo está comentando, os tablets são mais interessantes que notebooks, e proporcionam uma melhor experiência de visualização do que os telefones.

Além disso, eles não são tão volumosos quanto os notebooks. Aplicativos de streaming também não tomam muito espaço para serem executados, então mesmo tablets mais antigos fazem ótimos streamers de mídia.

3. É um amante de jogos

Quando você tem um pouco de tempo de inatividade ao longo do dia, você gosta de preenchê-lo com jogos? Em geral, os telefones são bons como plataformas de jogos móveis, entretanto, os tablets disponibilizam uma tela maior para exibir o jogo, bem como são tipicamente mais poderosos, o que resulta em melhor desempenho. Você também pode usar um tablet para transmitir jogos através do Xbox Game Pass e Amazon Luna.

4. Quer aumentar a sua produtividade

Se você está sempre procurando maneiras de aumentar sua produtividade no escritório e em outros lugares, os tablets podem ser a solução. Tablets são melhores que laptops para tomar notas durante as reuniões.

Anotar notas em um tablet torna mais fácil manter tudo organizado do que se você estivesse escrevendo no papel. Você sempre tem a opção de emparelhar um teclado sem fio se você precisar fazer um trabalho mais sério dentro ou fora do escritório.

5 .Quer iluminar seu transporte diário

Se você carrega um notebook volumoso todos os dias, pode ser mais interessante aliviar sua carga deixando ele em casa ou no escritório, e levando consigo um tablet.

É mais desafiador substituir notebooks e telefones por tablets, a menos que um phablet atenda às suas necessidades. Estes dispositivos híbridos proporcionam todos os benefícios de um tablet, com telas grandes e longa duração da bateria, assim como podem funcionar como um telefone.

3 motivos para NÃO comprar um tablet

Créditos: Divulgação/Canva
Créditos: Divulgação/Canva

Os tablets têm muitos usos, mas se encaixam em um espaço intermediário, e para muitos, podem ser limitados. Algumas pessoas precisam de um notebook, e um tablet não vai servir, enquanto outros não precisam de nada além de um smartphone.

Ou, se você já está feliz com seu telefone, notebook e kindle, ter um tablet pode ser algo irrelevante pra você. Aqui estão algumas das razões pelas quais você pode não querer obter um tablet:

1. Você mal usa seu telefone e nunca precisou de um notebook

Se você só usa seu telefone para fazer e receber chamadas, e você nunca sentiu a necessidade de um notebook, então você provavelmente nem vai cogitar ter um tablet.

2. Seu telefone funciona bem para o consumo de mídia

Se você já usa seu telefone para tudo que você usaria um tablet, e você não tem um problema com o tamanho da tela pequena, um tablet pode não ser a melhor compra. O mesmo acontece se você só assiste serviços de streaming na sua TV e já tem um kindle ou só lê livros físicos.

3. Você precisa carregar seu notebook em todos os lugares

Você tem um aplicativo de missão crítica para o trabalho que só será executado em seu notebook ou outra razão pela qual você nunca pode deixar ele para trás? Se esse for o caso, não há muito sentido em adicionar um tablet ao seu transporte diário.

Afinal, vale a pena comprar um tablet?

Créditos: Divulgação/Canva
Créditos: Divulgação/Canva

Embora seja verdade que os tablets duplicam grande parte da funcionalidade dos telefones, e os smartphones modernos são essencialmente apenas pequenos tablets que podem fazer chamadas telefônicas, o que não os torna completamente intercambiáveis.

As telas de tablets são mais adequadas para o consumo de mídia. Mesmo que você use seu telefone para transmitir vídeo e não se importe com a tela pequena, você verá que a tela maior em um tablet fornecerá uma experiência superior para tarefas como escrever e-mails e processamento de palavras.

Além disso, tablets são dispositivos versáteis que duplicam algumas das funcionalidades de telefones e notebook, sendo menos portáteis que um e mais portáteis que o outro. Algumas necessidades de algumas pessoas são atendidas por um telefone e um notebook, enquanto outras recebem muito uso de um tablet.

Se o seu objetivo é aumentar a produtividade, você pode querer pensar em casos em que você sentiu que poderia ter feito algo, mas seu telefone era tudo o que você tinha. Ou, quando você teve que deixar seu notebook para trás porque era muito grande e volumoso, você se viu lutando por caneta e papel para anotar notas. Carregar um tablet pode aumentar rapidamente sua produtividade se você muitas vezes se encontrar em situações como essas.

Sendo assim, se vale ou não a pena comprar um tablet é uma pergunta pessoal, e a resposta depende de suas circunstâncias. Por exemplo, se você gosta de assistir YouTube ou Netflix na cama antes de dormir, pode valer a pena comprar um tablet só para isso.

E o argumento para comprar um tablet é ainda mais forte se você também é um leitor ávido e não tem um kindle. Por outro lado, se você já tem dispositivos que podem fazer tudo o que um tablet pode, como um smartphone poderoso com uma tela grande, um notebook leve e um kindle, pode não valer a pena comprar um tablet.