No segundo semestre de 2022, chega a versão completa do iPadOS 16, que estará disponível para diferentes modelos do iPad. Em suma, a interface deve mudar para um periférico que se aproxime de um notebook.

E com isso, o iPad deve ter um melhor desempenho no quesito multitarefa. Sendo assim, é fundamental saber quais são os modelos que devem receber a atualização. Com isso, se você é um usuário da Apple, e está ansioso para saber as novidades nas interfaces e sistemas do seu iPad, você está no lugar certo.

Abaixo, confira quais os modelos que devem receber a atualização para o iPadOS 16, bem como as principais novidades do novo sistema.

Quais os modelos de iPad que vão atualizar para o iPadOS 16?

Em suma, é muito comum que os modelos mais recentes façam parte dos que devem receber a atualização. Entretanto, a Apple decidiu ampliar um pouco mais ao ofertar a novidade para além dos iPads mais novos. Veja a lista a seguir:

  • iPad: 5ª geração e posterior;
  • iPad Pro: Todos os modelos;
  • iPad Air: 3ª geração e posterior;
  • iPad mini: 5ª geração e posterior.

Por outro lado, os modelos abaixo não devem receber a atualização. São eles:

  • iPad mini: 4ª geração;
  • iPad Air: 2ª geração.

Quais as principais novidades do iPadOS 16?

Novo iPadOS 16. Créditos: Divulgação/Apple.
Novo iPadOS 16. Créditos: Divulgação/Apple.

O novo sistema operacional dos tablets da Apple também vai conter pequenas inovações. Em suma, o maior objetivo dele é agilizar a alternância entre os aplicativos, bem como permitir uma organização mais pessoal.

Ademais, as principais mudanças são:

  • Stage Manager: o iPadOS 16 oferta a opção de deixar as janelas dos apps do tamanho que o usuário quiser;
  • Freeform: Uma tela em branco para que vários indivíduos possam fazer anotações simultaneamente;
  • Recursos mais comuns em desktops, mas que até então, não faziam parte do iPad anteriormente;
  • Melhorias em aplicativos.

A Apple apresentou a prévia do iPadOS 16, uma atualização substancial que torna a experiência do iPad ainda mais versátil. Aproveitando todo o poder do chip M1, o Stage Manager traz uma nova maneira de realizar várias tarefas ao mesmo tempo com janelas sobrepostas e compatibilidade total para ser usado como tela externa.

A colaboração ficou mais fácil que nunca com novas formas de começar a trabalhar com os outros em apps no sistema todo usando o Mensagens, e o novo app Freeform que oferece uma tela flexível para fazer brainstorm juntos. Novas ferramentas no Mail ajudam os usuários na produtividade, o Safari vem com Grupos de Abas para navegar na web com os outros, e a experiência de explorar tudo fica ainda mais segura com as chaves-senha.

O novo app Tempo aproveita a linda tela do iPad, e o Texto ao Vivo agora interage com texto que aparece em vídeos. Os novos recursos profissionais, incluindo o Modo de imagem e Zoom da Tela, tornam o iPad um estúdio móvel ainda mais poderoso. Combinado com o poder do chip da Apple, o iPadOS 16 deixa mais fácil e rápido realizar várias coisas no iPad.

"O iPad é o nosso aparelho mais versátil e estamos felizes em levar tudo que ele pode fazer ainda mais longe com o iPadOS 16", disse Craig Federighi, senior vice president of Software Engineering da Apple.

Por fim, Federighi explica que:

"Com o Stage Manager, que eleva a experiência multitarefa no iPad para um novo nível, as novas maneiras de compartilhar e colaborar por meio do Mensagens, do Safari e do novo app Freeform, e os novos recursos profissionais, como o Modo de imagem e Zoom da Tela, os usuários podem fazer ainda mais no iPad".