Durante a Apple Worldwide Developers Conference, também conhecida como WWDC, deste ano, foram anunciadas diversas novidades interessantes em termos de software, principalmente para o iOS 16, sistema operacional (SO) do iPhone. Entretanto, quem já foi usuário do Android ou acompanha as novidades do SO do Google, sabe que certos recursos implementados no iOS 16 eram bem semelhantes aos do Android.

Confira abaixo quais foram as novas implementações que a Apple trouxe para o iOS em sua décima sexta versão que o Google adicionou ao Android há um bom tempo. Veja que, ao final, a "maçã" não parece mais estar inovando e sim "copiando".

Tela de bloqueio personalizada e widgets

A Apple anunciou que o iOS 16 trará a opção de telas de bloqueio personalizadas pelo usuário, podendo alterar a fonte e a cor dos números do relógio, além de adicionar widgets. Entretanto, embora isso pareça impressionar e levar alguns a acreditar que é uma inovação, o Google já havia implementado o recurso de widgets na tela de bloqueio no Android 4.2, quase 10 anos atrás. Porém, a funcionalidade de widgets na tela de bloqueio foi descartada no Android 5.

Tela de bloqueio personalizada e widgets sendo apresentada no WWDC 2022. Fonte: Apple
Tela de bloqueio personalizada e widgets sendo apresentada no WWDC 2022. Fonte: Apple

A Samsung ainda oferece atualmente uma opção semelhante na One UI (versão modificada do Android). Mas, talvez, por conta da Apple estar utilizando este recurso, pode ser que o Android ganhe novamente o recurso no futuro, já que a empresa costuma criar um "efeito manada".

Biblioteca de fotos compartilhadas

Essa foi uma das funcionalidades mais evidentes quando foi anunciada no WWDC 2022, pois o Google Photos é amplamente reconhecido por sua capacidade de organização, compartilhamento e sistema de busca de fotos. A Apple anunciou durante seu evento que no iOS 16 os usuários do iPhone poderão compartilhar álbuns de fotos com outras pessoas para que possam adicionar suas próprias fotos. Há também a opção de compartilhar de forma automática fotos que contêm determinados rostos nos álbuns.

Biblioteca de fotos compartilhadas sendo apresentada no WWDC 2022. Fonte: Apple
Biblioteca de fotos compartilhadas sendo apresentada no WWDC 2022. Fonte: Apple

Além da novidade acima, o iCloud Photos está recebendo uma implementação que permite criar uma coleção de fotos para compartilhar com até seis usuários. Qualquer foto adicionada a essa seleção de imagens irá ficar disponível para todos os integrantes do grupo, permitindo inclusive a edição ou exclusão de algum arquivo.

Obviamente não é uma cópia idêntica, há alguns pontos em que a Apple deixou mais simples para realizar certas ações. Porém, a capacidade de adicionar automaticamente fotos com rostos específicos foi trazida para o Google Fotos na versão 101. A partir de agora pode ser que haja uma evolução diferente do app de fotos do Google por conta desta influência.

Experiência de rastreamento de exercícios sem um smartwatch

Embora o aplicativo de saúde da Apple forneça alguns dados de atividade física, o app Fitness estava disponível anteriormente só para usuários do Apple Watch. Mas agora qualquer usuário do iPhone ou iPad poderá utilizá-lo. Porém, já existia antes o Google Fit na App Store, loja de aplicativos da Apple, que faz ficar meio sem sentido essa "novidade".

Experiência de rastreamento de exercícios sem um smartwatch sendo apresentada na WWDC. Fonte: Apple
Experiência de rastreamento de exercícios sem um smartwatch sendo apresentada na WWDC. Fonte: Apple

Mas considerando as assinaturas voltadas para exercícios da Apple, poder utilizar o Fitness seja no celular ou smartwatch pode ser interessante. É provável que quem experimentar o Fitness, pode acabar pagando pelo Apple Fitness+ e até compre um Apple Watch.

Aprimoramentos do Apple Mail

O Apple Mail recebeu diversas melhorias no iOS 16. Uma delas é a capacidade de cancelar o envio de um e-mail logo após ter dado o comando para enviá-lo. Houve também a adição de lembretes para acompanhar e-mails que estão há um bom tempo sem resposta, além da opção de ocultar um e-mail e mais. Estes recursos já estão presentes no Gmail há um bom tempo.

Aprimoramentos do Apple Mail sendo apresentados na WWDC 2022. Fonte: Apple
Aprimoramentos do Apple Mail sendo apresentados na WWDC 2022. Fonte: Apple

Múltiplas paradas no Apple Maps

Desde 2016 o Google Maps já permite que seus usuários possam adicionar vários pontos de parada ao criar uma rota. Mas, somente agora, a Apple anunciou que está implementando o recurso ao Maps. Entretanto, há uma diferença: o Google Maps dá suporte até 9 paradas em uma única rota enquanto o Apple Maps suporta até 15.

Recurso de múltiplas paradas no Apple Maps sendo apresentado no WWDC. Fonte: Apple
Recurso de múltiplas paradas no Apple Maps sendo apresentado no WWDC. Fonte: Apple

Inserir textos com pontuação e emojis no iOS

Foi anunciado durante o WWDC 2022 que a experiência de ditar no iOS 16 foi aprimorada e agora permite que o usuário edite ou corrija um texto somente utilizando sua voz. Isso é bem interessante, mas o Android no Pixel 6 já permite que se utilize pontuações (não precisa mais dizer "virgula") e permite que você dite emojis (basta falar "emoji rindo").

Anuncio da função de inserção de textos com pontuação e emojis no iOS 16 durante a WWDC 2022. Fonte: Apple
Anuncio da função de inserção de textos com pontuação e emojis no iOS 16 durante a WWDC 2022. Fonte: Apple

O que achou dos recursos trazidos pela Apple ao iOS 16? Mesmo que possam ter sido inspirados no que o Google já fez, o que achou das funcionalidades apresentadas? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!