Se você tem um tablet, e ele não está ligando, isso não significa que ele quebrou e não é possível recuperá-lo. Na verdade, existem várias coisas que você pode tentar fazer, para fazê-lo voltar a funcionar.

Inclusive, o procedimento pode ser tão simples, quanto carregá-lo novamente depois de ficar se bateria, assim como pode ser algo mais grave. Diante disso, vamos te apresentar abaixo, 5 soluções gerais do que você pode fazer em todos os tablets, independente da marca. Sendo assim, veja abaixo porque o seu tablet não deve estar carregando ou ligando, e o que fazer nesses casos.

Por que meu tablet não está carregando ou ligando?

Se o seu tablet não está ligado e não está carregando também, então há uma série de coisas que podem estar causando o problema:

  • O carregador pode estar defeituoso ou o cabo danificado;
  • As conexões da porta de carga podem estar sujas ou danificadas pela água (mesmo os tablets impermeáveis precisam de uma porta de carregamento seco para carregamento seguro);
  • O dispositivo pode ter congelado em seu modo off;
  • Um bug no software pode estar impedindo-o de ligar;
  • A tela pode estar quebrada;
  • Ele pode estar muito quente ou muito frio.

Enquanto alguns desses problemas são mais fáceis de corrigir do que outros, existem algumas soluções que você pode tentar antes de falar com uma assistência técnica.

5 dicas do que fazer quando um tablet não liga

Créditos: Divulgação/Canva
Créditos: Divulgação/Canva

Se o seu tablet acabou de escurecer, ou você tirou um tablet de uma gaveta e ele não liga, os passos para tentar fazê-lo funcionar novamente são os mesmos. Confira a seguir:

1. Tente carregar o seu tablet

Encontre o carregador original e conecte-o. Deixe o tablet por um tempo na tomada, e depois, tente ligá-lo sem movê-lo do lugar. Se isso não funcionar, experimente um carregador compatível diferente, de preferência um que você sabe que funciona (usando-o em outro dispositivo).

Além disso, você pode tentar substituir o cabo usado entre o carregador e o tablet. Se ainda não deu certo, tente carregar de uma tomada diferente. Se você achar que a porta de carregamento no tablet está suja, tente limpar as entradas com um pano sem fiapos, ou um cotonete, de forma delicada.

2. Verifique a temperatura do tablet

Embora isso só seja aplicável em ambientes extremos, certifique-se de que você está tentando carregar o tablet em um local onde ele não está exposto a temperaturas muito frias ou muito quentes.

Certifique-se de que o tablet está sem luz solar direta há algum tempo, ou não está descansando em algum lugar muito frio há algum tempo. Se ele estiver exposto, leve o tablet a um lugar neutro, e espere a temperatura normalizar antes de carregar novamente.

3. Substitua a bateria

Se o tablet não estiver quebrado, mas bloqueado no modo desligado, talvez seja necessário executar um ciclo de alimentação. Você pode fazê-lo removendo e substituindo a bateria, se possível.

Ao mesmo tempo, mantenha pressionado o botão de alimentação por até um minuto. Cada fabricante de tablets tem sua própria maneira de alimentar um tablet, então, com certeza, procure o método específico do seu tablet antes de continuar.

4. Conecte-o a um computador

Tente conectar o tablet em um computador compatível e veja se ele é reconhecido. Se for, o dispositivo provavelmente não está morto. Se o fabricante o oferecer, tente executar qualquer software de reparo disponível. Em caso de dúvida, verifique o site do fabricante.

5. Execute uma redefinição de fábrica

Redefinir o seu tablet Android ou iOS pode fazê-lo funcionar novamente se um problema com o software está impedindo-o de iniciar corretamente. Para fazer uma redefinição de fábrica quando o tablet não ligar, você precisará usar o Modo de Recuperação do Android ou iOS.