Quando se trata de digitação, nada se compara a um teclado físico combinado com um bom mouse. Mesmo com os mais recentes smartphones e tablets, os teclados virtuais não são tão bons quanto os físicos, principalmente quando você precisa fazer textos maiores. Portanto, para facilitar a digitação no smartphone ou tablet e aumentar a eficiência do seu trabalho, é necessário conectar um teclado e mouse físicos. Dependendo das opções de conectividade no seu dispositivo Android, você pode conectar esses dispositivos de entrada por meio de um cabo ou sem fio.

Como conectar o teclado ou mouse USB ao celular ou tablet Android?

Se você precisa usar seu dispositivo Android como se ele fosse um PC, conectando um mouse e teclado a ele, saiba que a maioria dos dispositivos Android permite fazer isso, desde que você tenha o hardware certo. Aqui está como fazê-lo.

Conexão USB

Atenção

Esta opção funcionará apenas se o seu dispositivo suportar conexões On-the-Go (OTG). A maioria dos dispositivos Android mais recentes suporta o OTG, porém, se você tem um celular mais antigo, recomendo verificar antes para apenas depois seguir o tutorial abaixo.

Compre um adaptador OTG de modelo USB-C ou modelo micro-USB para conectar um mouse e teclado ao seu Android simultaneamente. Se você estiver conectando apenas um dispositivo, e o seu Android tiver uma porta USB-C, poderá comprar um cabo USB-C para USB OTG. Modelos micro-USB também estão disponíveis.

Como conectar o teclado ou mouse USB ao celular ou tablet Android?

  1. Conecte o teclado ao conector USB e o smartphone ao conector micro-USB.
  2. O teclado se conectará automaticamente, da mesma maneira que se conecta ao seu PC.
  3. Abra qualquer aplicativo e comece a digitar no teclado, e o texto começará a aparecer.
  4. Depois de conectado com sucesso, você pode usar todas as teclas (Page Up, Page Down, etc) e atalhos (Ctrl + C, Ctrl + V, Ctrl + X), da mesma maneira que usaria em seu computador.

O sistema operacional Android tem tudo embutido, e suporta quase todos os teclados e mouses USB.

Conexão Bluetooth

Se o seu dispositivo Android executa o Android OS 3.0 ou superior, é provável que você encontre um teclado e mouse Bluetooth que funcionem com ele. Basta ligar o teclado ou o mouse e ir em Configurações > Bluetooth.

Como conectar o teclado ou mouse USB ao celular ou tablet Android?

Procure pelo seu mouse ou teclado, e quando ele aparecer, emparelhe o dispositivo, da mesma maneira que você faria com qualquer outro dispositivo Bluetooth.

Conexão WiFi

Usando um aplicativo, você pode conectar seu PC e smartphone Android por Wi-Fi, e transferir texto do PC para o celular. Esse método provavelmente é bom quando você precisa digitar um texto longo no seu aparelho. Eu recomendo o aplicativo Remote Mouse para isso, que permite transferir texto usando uma janela do navegador.

  1. Instale o Remote Mouse para Android
  2. Instale o aplicativo no seu computador, seja ele macOS, Windows ou Linux.
    Nota: É necessário que o aplicativo esteja instalado tanto no smartphone quanto no computador para fazer a conexão.
  3. Agora, averigue se tanto o seu smartphone quanto seu computador estão conectados ao mesmo WiFi.
  4. Tudo Ok? Então abra o app Remote Mouse no smartphone e no PC;
  5. O app vai detectar o Remote Mouse aberto no seu computador automaticamente. Mas caso isso não aconteça, basta tocar em Não Conectado e depois no ícone (+), no canto superior direito;
  6. Tente a conexão através de IP ou escanear o código QR;
  7. Solicite que o Remote Mouse do seu PC mostre o endereço de IP ou a imagem do código QR;
  8. Se todos os passos foram seguidos corretamente, o aplicativo deve conectar-se ao computador imediatamente.

Considerações finais

Se você possui um teclado Bluetooth, conectá-lo ao seu dispositivo Android será o método mais prático. E o hub OTG é uma boa opção também, pois esse adaptador costuma sair por menos de R$ 50 nas lojas online. Entetanto, se você não quer ou não pode gastar nada, a conexão via WiFi é uma ótima opção. Me conte qual o método foi o melhor para você na seção de comentários abaixo.