A Redmi, marca que pertence à Xiaomi, anunciou nesta semana o Redmi Pad, o primeiro tablet da empresa com foco no custo-benefício. Gentilmente foi nos enviada uma unidade do novo tablet, onde testamos seus recursos, funções e desempenho em jogos e outras aplicações por alguns dias. No final desta análise será possível responder se vale a pena investir cerca de R$ 1.350 no novíssimo Redmi Pad.

Índice do review

ÍNDICE

O que vem na caixa?

O que vem na caixa do Redmi Pad (Foto: Adalton Bonaventura; Oficina da Net)
O que vem na caixa do Redmi Pad (Foto: Adalton Bonaventura; Oficina da Net)
  • Tablet Redmi Pad
  • Carregador de 18 watts
  • Cabo USB-C
  • Pino abridor de gaveta do cartão microSD
  • Manual de instruções
  • Cartão de garantia

Especificações

O Redmi Pad tem uma tela IPS LCD de 10,61 polegadas com resolução 2K (1200×2000 pixels) e taxa de atualização de 90 Hz. Além disso, o display possui tecnologia com suporte a 1 bilhão de cores, densidade de pixels de 200 ppi e um pico de brilho de 400 nits.

Redmi Pad tem uma tela IPS LCD que atende bem às cores e transições rápidas
Redmi Pad tem uma tela IPS LCD que atende bem às cores e transições rápidas (Foto: Adalton Bonaventura; Oficina da Net)

Debaixo do capô, ele vem equipado com o processador MediaTek Helio G99 — octa-core de 2,2 GHz, GPU Mali-G57 MC2 e litografia de 6 nm. O Redmi Pad ainda oferece opções diferentes de memórias, com versões de 3 GB, 4 GB ou 6 GB de RAM e ainda 64 GB ou 128 GB de espaço interno no padrão UFS 2.2, com capacidade de expansão via cartão microSD.

Em câmeras, o tablet oferece apenas duas lentes, sendo uma traseira e uma na frontal para uso em selfies e videochamadas. Em ambos os casos, a câmera possui resolução de 8 MP. No quesito energético, ele vem equipado com uma bateria parruda de 8.000 mAh com suporte a carregamento rápido de 18 watts.

No mais, ele possui Android 12 com a MIUI 13 de fábrica, conector USB-C, sistema de som estéreo composto por quatro alto falantes, Bluetooth 5.3, Wi-Fi e suporte a chip de operadora.

Veja a ficha técnica do Redmi Pad:

  • Dimensões: 250.5 x 158.1 x 7.1 mm
  • Sistema operacional: Android 12 e MIUI 13
  • Bateria: 8000 mAh
  • Memória RAM: 3GB, 4GB e 6GB
  • Tela: 10.61
  • Tela - Densidade: 220 ppi
  • Armazenamento: 64GB e 128GB
  • Peso: 465 g

Xiaomi Redmi Pad - Veja aqui a ficha técnica completa

Design

O Redmi Pad chama muito a atenção pelo seu belo design e construção. Temos aqui um produto realmente fino e leve que é ao mesmo tempo elegante, algo que é mais comum entre os produtos topo de linha. Suas dimensões consistem em 250.5 x 158.1 x 7.1 mm e ele pesa apenas 465 g.

A tampa traseira tem um belíssimo acabamento fosco
A tampa traseira tem um belíssimo acabamento fosco (Foto: Adalton Bonaventura; Oficina da Net)

Sobre o seu design, a Redmi implementou uma linguagem visual moderna e única, com uma plataforma elegante em sua traseira para alojar a câmera. Algo que precisa ser destacado é que ele não é feito de plástico e sim de metal. Além de dar um visual mais premium, este acabamento facilita a ergonomia, especialmente quando você segura o dispositivo com as duas mãos.

Design traseiro do Redmi Pad
Design traseiro do Redmi Pad (Foto: Adalton Bonaventura; Oficina da Net)

O único ponto que pode deixar a desejar caso você tenha mãos que suam bastante, é que a tampa possui um acabamento fosco que, ao entrar em contato com o suor, fica bem manchada. Mas nada que um paninho úmido não resolva.

Pontos positivos 👍

Tela de altíssima qualidade

A tela do Redmi Pad tem uma qualidade que eu mesmo não esperava
A tela do Redmi Pad tem uma qualidade que eu mesmo não esperava (Foto: Adalton Bonaventura; Oficina da Net)

Desde o momento em que comecei a usar o Redmi Pad em nossos testes, fiquei impressionado com a qualidade da tela empregada no aparelho. Embora seja um painel com tecnologia IPS, as cores exibidas na tela são bem vivas e com excelente contraste, além de uma fluidez que permite facilmente a navegação em aplicativos que possuem muitas abas e seções e você precisa intercalar entre elas.

Por ser IPS, a tela do Redmi Pad tem bastante reflexos, como desse pé de embu
Por ser IPS, a tela do Redmi Pad tem bastante reflexos, como desse pé de umbu (Foto: Adalton Bonaventura; Oficina da Net)

Se você procura um tablet para estudos, mas principalmente entretenimento, como para consumir vídeos, filmes e séries nas plataformas de streaming, a tela com resolução 2K do Redmi Pad oferece uma qualidade realmente impressionante. Eu assisti alguns episódios de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder enquanto estava no transporte público e adorei a imersão que o tablet proporciona.

Som alto e de boa qualidade

Com quatro alto-falantes, o Redmi Pad também é capaz de oferecer uma excelente imersão sonora. Seja para assistir vídeos, filmes ou apenas ouvir músicas, o áudio do tablet é bem alto e com uma qualidade que vai além do básico que geralmente encontramos nos modelos de tablets mais baratos do mercado.

Tanto na borda superior como na borda inferior existem dois speakers para o sistema de quatro alto-falantes
Tanto na borda superior como na borda inferior existem dois speakers para o sistema de quatro alto-falantes (Foto: Adalton Bonaventura; Oficina da Net)

Além disso, por ter quatro speakers — dois na parte superior e dois na parte inferior do tablet — mesmo que você segure o dispositivo na horizontal utilizando as duas mãos, dificilmente a qualidade do som será afetada. Para aumentar ainda mais a qualidade, o Redmi Pad conta com certificação Dolby Atmos.

Sistema limpo

O sistema Android 12L é bem mais limpo no caso desse tablet
O sistema Android 12L é bem mais limpo no caso desse tablet (Foto: Adalton Bonaventura; Oficina da Net)

Eu gosto e já estou acostumado a utilizar celulares da Xiaomi com a interface MIUI. Mas uma coisa que muita gente não curte no sistema da gigante chinesa é a presença de muitos apps desnecessários que já vem instalados automaticamente, tornando a interface muito poluída.

Bom, parece que a Xiaomi ouviu suas preces e mudou isso no Redmi Pad. Equipado com o sistema Android 12L, o tablet possui a interface dos sonhos: limpa, fluída e simples. O grande problema é que alguns recursos também foram deixados de lado, como a biblioteca de temas, por exemplo.

Pontos negativos 👎

Nada de jogos pesados

Você vê a telona do Redmi Pad e logo pensa: vou jogar! Bem, já adianto para você que o desempenho do tablet não é o dos melhores em jogos mais pesados, especialmente em dias quentes.

Numa tarde de domingo onde a temperatura chegou a 33º aqui em Minas Gerais, o Redmi Pad aqueceu bastante, o que comprometeu diretamente o desempenho em jogos. Em Genshin Impact com os gráficos no médio, o tablet engasgou bastante não saindo dos 30 FPS e estabilidade extremamente baixa. Nos primeiros minutos você até acha que o jogo vai rodar de boa, mas a medida que a temperatura interna vai aumentando, os travamentos ficam mais evidentes, especialmente em cenários com muitos objetos e NPCs. Em um momento mais fresco do dia, como no fim da tarde, o desempenho melhorou levemente, mas não mudou minha opinião: o Redmi Pad não roda Genshin Impact.

Mas se você quiser testar outro game, como Asphalt 9 e Call Of Duty: Mobile, o resultado é melhor. Mesmo ficando travado nos 30 FPS, você não sente quase nenhum travamento e oferece uma jogabilidade aceitável nesses jogos.

Nada de acessórios

No mundo dos tablets e smartphones, algo que se apresenta como um diferencial são os acessórios que vêm junto com o aparelho. Neste caso, o Redmi Pad deixa a desejar. Assim como muitos dispositivos topo de linha, o Redmi Pad não vem com o conector P2 para fones de ouvido de 3,5 mm (o que para mim não é nenhum problema).

Mas a Redmi poderia ter enviado junto na caixa um adaptador P2 para USB-C, o que facilitaria a vida de muita gente. Isso quer dizer que se você quiser usar seus bons e velhos fones de ouvido, precisará primeiro adquirir um adaptador.

Seria muito bom se a Redmi enviasse ao menos uma capinha protetora para proteger essa bela carcaça contra arranhões
Seria muito bom se a Redmi enviasse ao menos uma capinha protetora para proteger essa bela carcaça contra arranhões (Foto: Adalton Bonaventura; Oficina da Net)

Além disso, não temos nenhuma película para o vidro da tela ou uma capinha protetora para garantir uma segurança contra arranhões e até quedas mais leves. Posso estar querendo demais, mas existem modelos de tablets da mesma faixa de preço do Redmi Pad que já oferecem esses acessórios na caixa.

Fotos ruins

É verdade que você não vê ninguém tirando fotos com um tablet por aí. Mas se o Redmi Pad tem câmeras, também precisamos falar delas. A câmera frontal do Redmi Pad parece ser mais útil, já que sua localização estratégica na lateral, permite uma melhor experiência quando estiver em um videochamada, por exemplo. Para isso, ela vai te atender bem.

Mas falando de qualidade, não espere nada dessas câmeras. Tanto a traseira como a frontal mostram resultados razoáveis, com baixa nitidez, quase nenhum contraste e uma coloração bem opaca. Tirei algumas fotos numa área externa, bem como algumas selfies numa sala mais escura. Em todas elas você percebe que o objeto principal sempre fica desfocado, mesmo quando não há mais nada por perto, como é o caso da foto do joystick. Veja:

Pé de umbu florindo
Fim de tarde no formato vertical
Fim de tarde horizontal
Selfie em uma sala escura

Veredito

O Redmi Pad é sim uma excelente opção para custo-benefício
O Redmi Pad é sim uma excelente opção para custo-benefício (Foto: Adalton Bonaventura; Oficina da Net)

O Redmi Pad cumpre exatamente o que promete: um excelente tablet para custo-benefício. Com um sistema de quatro alto-falantes com certificação Dolby Atmos, design maravilhoso e uma telona que vai te entregar uma experiência realmente imersiva, o Redmi Pad se sai muito bem — melhor que muitos tablets da sua mesma faixa de preço.

Confesso que gostaria que ele tivesse uma tela AMOLED, o que melhoraria até o brilho do display, mas isso com certeza deixaria o tablet mais caro, ficando bem próximo ao preço do Xiaomi Pad 5, que é um dispositivo mais avançado.

Para quem busca produtividade, o Redmi Pad é uma excelente opção
Para quem busca produtividade, o Redmi Pad é uma excelente opção (Foto: Adalton Bonaventura; Oficina da Net)

Por essa faixa de preço na casa dos R$ 1.000 a R$ 1.400 (dependendo da configuração que você escolher), o Redmi Pad é uma das melhores opções. Até existem modelos com um processador melhor ou câmeras mais desenvolvidas, mas que pecam em outros aspectos que o Redmi Pad se sai muito bem. Assim, posso garantir que o Redmi Pad consegue manter o equilíbrio desejado entre preço e performance.

Xiaomi Redmi Pad
8.5
Prós
  • Design premium
  • Tela de alta qualidade
  • Sistema limpo
  • Som alto e claro
  • Bateria duradoura
  • Preço acessível
Contras
  • Sem acessórios
  • Desempenho aquém em jogos pesados
  • Fotos OK

Onde comprar?

O Redmi Pad já está à venda pelo AliExpress
O Redmi Pad já está à venda pelo AliExpress (Foto: Adalton Bonaventura; Oficina da Net)

Neste sábado (8), a Redmi anunciou o início das vendas do Redmi Pad no mercado global através do AliExpress. Durante o período de lançamento, o valor do tablet tem ficado na faixa a partir de R$ 1.020 na versão de 3 GB + 64 GB. Além disso, o frete é grátis para todo o Brasil, e os primeiros 100 compradores levam de brinde um par de fones de ouvido sem fio Xiaomi Air 2 Pro.