Finalmente o Spotify decidiu expandir a assinatura de podcasts para todos os criadores de conteúdo dos EUA. Com isso, é provável que surjam muitos conteúdos de qualidade já que haverá a monetização do trabalho de produção e disponibilização de informações. Inicialmente, havia somente 100 podcasts com monetização na plataforma de streaming, segundo a própria empresa, mas felizmente a novidade está agora liberada para todos os residentes nos Estados Unidos.

O programa de monetização de podcasts foi possível graças a Anchor, plataforma de criação de podcasts que o Spotify adquiriu em 2019 junto com a Gmilet por US$340 milhões. Por enquanto não há cobrança da plataforma pela monetização dos episódios dos podcasts, mas em 2023 será cobrado 5% dos ganhos. Para efeito de comparação, a Apple irá cobrar uma taxa anual de US$20 e dará um desconto de 30% para o primeiro ano nas assinaturas, caindo para 15% após esse período.

Spotify dá diversas opções para os criadores de conteúdo terem flexibilidade nas assinaturas

Com base nos dados coletados após o período de testes do recurso de podcasts pagos, o Spotify está disponibilizando 20 opções de preços para aplicar nas assinaturas dos programas de podcast, dando assim uma flexibilidade maior aos criadores de conteúdo. Além disso, o serviço de streaming ainda irá permitir o download de uma lista de endereços de contato de seus assinantes para que seja possível interagir melhor com cada um deles. Dessa forma, será possível realizar um marketing do conteúdo através de e-mail e notificações.

Lançamento e disponibilidade

A assinatura de podcasts no Spotify estará disponível nos EUA a partir do dia 15 de setembro. Segundo a plataforma de streaming, o recurso deverá chegar em breve para os criadores de conteúdo em outras regiões (países) no mundo.