Algumas pessoas passam incontáveis ​​horas criando listas de reprodução bem pensadas no Spotify para cada atividade, clima ou hora do dia possível. Outras pessoas, como eu, apenas tocam no coração ao lado das músicas de que gostam e as deixam desordenadas em uma lista de reprodução de "Músicas favoritas" aparentemente interminável.

Ambas são estratégias totalmente válidas, mas se você optar pela última, as músicas provavelmente estarão em uma ordem completamente aleatória que pode não ser útil quando você deseja apenas inserir uma lista de reprodução.

O Spotify está claramente ciente dessa situação, porque na quinta-feira, a empresa anunciou que está aumentando as maneiras dos usuários classificarem suas listas de reprodução de "Músicas favoritas" com dois novos filtros: Gênero e Humor.

Spotify - Organize suas músicas por gênero e humor

Contanto que sua coleção contenha pelo menos 30 músicas, você pode filtrá-las "por até 15 categorias personalizadas de humor e gênero". Se você deseja ativar ou desativar os novos filtros em sua própria lista de reprodução "Músicas favoritas", eis o que você precisa fazer:

  1. Vá para "Sua biblioteca" e toque em "Músicas favoritas".
  2. Toque em um dos filtros no topo do cabeçalho da lista de reprodução para exibir todas as faixas que se enquadram naquele humor ou gênero.
  3. Quando você estiver pronto para mudar para outro clima ou gênero, basta tocar no "X" ao lado do gênero ou clima para desativar o filtro e retornar à sua coleção completa de "Músicas favoritas".

Nada sobre a lista de reprodução vai realmente mudar e você pode continuar a adicionar a ela tocando corações ao lado das músicas no Spotify, mas agora você tem uma maneira nova e dinâmica de classificar essas músicas sem ter que fazer listas de reprodução personalizadas. Além disso, à medida que sua coleção de "Músicas favoritas" cresce, os filtros de gênero e humor são atualizados automaticamente.

De acordo com a postagem do blog do Spotify, o novo recurso começará a ser implantado para usuários gratuitos e premium no iOS e Android nas próximas semanas. O recurso estará disponível em mercados de língua inglesa, como EUA, Canadá, Reino Unido, Irlanda, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul, mas infelizmente ainda não se sabe quando ele estará disponível globalmente.