Os audiófilos reclamam há muito tempo dos streams de música de "altíssima qualidade" do Spotify que chegam a 320 kbps, uma resolução de áudio muito menor do que os CDs oferecem.

Isso está prestes a mudar, no entanto, já que a empresa anunciou que finalmente vai oferecer a opção de streaming de áudio sem perdas por meio de um novo nível pago chamado Spotify HiFi.

O anúncio foi feito durante seu evento de mídia "Stream On" hoje, onde o Spotify também anunciou que vai lançar seu serviço de streaming em 85 novos mercados nos próximos dias, com suporte para 36 novos idiomas. Ao todo, mais de um bilhão de novas pessoas poderão acessar o Spotify.

Spotify disse que o áudio de alta fidelidade é "consistentemente um dos novos recursos mais solicitados". Na verdade, ofereceu a alguns usuários uma opção de alta fidelidade em 2017 por um adicional de US$5 a US$10 por mês , mas isso parece ter sido apenas um período de teste limitado.

O preço ainda não foi anunciado e, estranhamente, nem a taxa de bits que o HiFi vai oferecer quando for ao ar. Os CDs têm uma taxa de bits máxima de 1.411 kbps, então certamente pelo menos atingirão esse limite.

O serviço mais famoso por oferecer música de alta fidelidade, o Tidal, pode oferecer até 9.214 kbps por meio de seu programa Tidal Masters, que usa gravações originais fornecidas por estúdios. Amazon e Sonos também oferecem qualidade de CD ou melhor streaming, embora nenhuma se aproxime do Tidal Masters.

Não está claro por que o Spotify demorou tanto para entrar no movimento da alta fidelidade, mas provavelmente tem algo a ver com a baixa demanda. Áudio sem perdas pode ser algo que as pessoas desejam, mas evidentemente não foi o suficiente para afastar as pessoas do Spotify. Há também a questão da largura de banda: o streaming com maior taxa de bits significa maiores custos de hospedagem para o Spotify e maior consumo de dados para seus usuários.

Tidal em maus lençóis?!

Faz um tempo que o Tidal não divulga seu número de assinantes, mas as estimativas apontam para algo entre um e três milhões. Talvez trazer áudio de alta fidelidade para um serviço popular seja o suficiente para gerar interesse se as pessoas experimentarem e puderem ouvir a melhoria na qualidade. Claro, para isso, eles também vão precisar de um equipamento melhor do que o tipo de fones de ouvido até recentemente fornecidos com a maioria dos smartphones.

De qualquer forma, o Spotify HiFi é uma má notícia para o Tidal, que se apresenta como o melhor serviço de streaming para pessoas que se preocupam com a qualidade da música. Além de faixas de alta qualidade, Jay-Z, que comprou a empresa em 2015, inicialmente usou seu poder de estrela para oferecer conteúdo exclusivo de grandes artistas.

A maior parte disso acabou chegando aos serviços concorrentes, incluindo o catálogo do próprio Jay-Z. No final do ano passado, um relatório sugeriu que Jay-Z discutiu a venda do Tidal to Square enquanto luta para acompanhar o Spotify.

Além da música, o Spotify também usou o evento de hoje para fazer alguns anúncios de podcast. Mais notavelmente, a empresa está fazendo parceria com a DC e a Warner Bros. para produzir podcasts narrativos com script, começando com um intitulado Batman Unburied.

Ele também provocou um podcast produzido pelos Obama chamado Tell Them, I Am. Os podcasts se tornaram um pilar fundamental do negócio do Spotify, pois trabalha para se diferenciar da concorrência e criar fontes lucrativas de receita com o conteúdo original.

Agora é ficar de olho com a chegada do novo plano do Spotify, em que mercados ele chegará primeiro e por quando ele será comercializado.