Mais uma mudança pode acontecer no Spotify para quem não é assinante. A empresa iniciou testes na Austrália que permitem que os usuários pulem os anúncios de áudio e vídeo e voltem a escutar sua música no momento em que desejarem. Este é mais um ato da empresa em direção ao aprimoramento da experiência da versão da plataforma gratuita, já que em abril deste ano, a empresa também havia anunciado algumas melhorias na versão grátis do aplicativo para iOS e Android.

Até o momento, os usuários não podem pular os anúncios na versão grátis. O estilo de anúncio serve como um incentivo à assinatura, já que pode ser bastante incomodativo o fato de ter propaganda no meio das músicas. A pergunta que fica é como os anúncios funcionarão se puderem ser pulados?

(Foto: Chris Ratcliffe / Bloomberg)
(Foto: Chris Ratcliffe / Bloomberg)

A chefe global de soluções de parceiros do Spotify, Danielle Lee, comenta que a mudança deve atuar da mesma maneira que o "Discover Weekly" (Descobertas da semana), o qual "aprende" os hábitos e preferências do ouvinte para uma melhor sugestão de músicas, que nesse caso, reproduz a propaganda mais indicada para aquele usuário, que estará mais propenso a gostar ou clicar nela.

"Nossa hipótese é que, se pudermos usar isso para alimentar nossa inteligência de fluxo contínuo e fornecer uma experiência mais personalizada e um público mais atraente aos nossos anunciantes, isso melhorará os resultados que podemos oferecer às marcas", informa Lee. Ela ainda acrescenta que, assim como a criação do descobertas da semana, o mesmo conceito de experiência personalizada será injetado na publicidade da plataforma.

O novo recurso se chama "Active Media", e não necessita de nenhuma forma de pagamento. Além do Spotify estar arriscando e confiando em sua receita publicitária com a capacidade de personalizar a veiculação de anúncios, essa mudança tem um objetivo de manter a plataforma ativa em novidades à frente da concorrência. Os testes começaram no mês passado e apenas na Austrália, porém, Lee afirma que a intenção do Spotify é lançar o recurso Active Media globalmente.

Fonte: AdAge