A Sony anunciou o fim oficial da fabricação do seu console portátil PlayStation Vita, isso inclui o fechamento das linhas de produção dos últimos dois modelos que ainda estavam sendo produzidos. O dispositivo será encontrado somente nas lojas que tenham ele em estoque.

O fim da produção faz parte de um processo de descontinuação que foi iniciado em 2015 com o encerramento da produção de jogos first-party para o PS Vita. Em fevereiro do ano passado, a Sony também revelou que iria deixar de ofertar jogos gratuitos do PS Vita para os assinantes da PS Plus.

Sony encerra produção de seu PlayStation Vita

O Engadget cita que o console passou muito tempo nas prateleiras das lojas desde o seu lançamento em dezembro de 2011. O produto teve vendas bem abaixo do esperado, com um número estimado de 10 milhões a 15 milhões de unidades vendidas.

A Sony, em contrapartida, continua as vendas fortes do seu PlayStation 4. Agora, a expectativa é sobre a próxima versão do console.

Vale mencionar que o console Nintendo 3DS teve mais sorte nas vendas. O concorrente da Sony vendeu 74,8 milhões de unidades e ainda está sendo produzido. O híbrido Switch, que tem dois anos, já vendeu mais que o dobro de unidades se comparado ao Vita.

Como podemos perceber, não é uma questão de escolha da Sony a descontinuação do seu console, mas sim uma necessidade, já que poderia causar prejuízo para a empresa. 

Via: Engadget