A Sony elevou sua projeção de lucro anual em 30 por cento, para um nível recorde, depois de obter bons resultados no segundo trimestre, impulsionado por jogos populares como "Homem-Aranha da Marvel", bem como pela crescente demanda por seus serviços de jogos online.

Os resultados alcançados se devem a mudança estratégica da empresa de entretenimento e eletrônica para criar negócios focados para o conteúdo, como jogos, que geram receitas recorrentes e são menos suscetíveis aos altos e baixos de ganhos observados nos produtos eletrônicos de consumo.

Hideki Yasuda, analista da Ace Securities, disse "A Sony se tornou, mais do que a maioria das pessoas imagina, uma empresa que gera lucro através do conteúdo. Até poucos anos atrás, a preocupação era sempre que ela iria rever os problemas de hardware, mas agora se transformou para gerar lucros estáveis." 

A Sony espera agora um lucro operacional anual de 870 bilhões de ienes (US $ 7,7 bilhões), um nível que supera confortavelmente as expectativas do mercado de 796 bilhões de ienes. O negócio de jogos será o maior gerador de lucro, gerando 310 bilhões de ienes.

Os grandes sucessos de jogos exclusivos da Sony compensaram o declínio nas vendas do seu principal console, o PlayStation 4. O título de ação-aventura "God of War" vendeu 3,1 milhões de cópias nos três primeiros dias de seu lançamento em abril, a mais rápida taxa de vendas de qualquer título de primeira parte do PlayStation na história. Cinco meses depois, quando "Marvel's Spider-Man" foi lançado em setembro, o título vendeu 3,3 milhões nos três primeiros dias. 

"Fomos muito abençoados com alguns títulos de sucesso de bilheteria", disse o diretor financeiro, Hiroki Totoki, em um resumo de resultados. "A programação continuará forte no segundo semestre do ano." Seu serviço baseado em assinatura PlayStation Plus também registrou um crescimento constante no número de assinantes, enquanto no mercado japonês de jogos para celular, o RPG "Fate / Grand Order", publicado por uma unidade da divisão de música da Sony, continuou a apresentar um forte desempenho.

No segundo trimestre, o lucro operacional subiu 17 por cento, para 239,5 bilhões de ienes. O lucro de sua divisão de jogos subiu 65 por cento. A Sony também elevou sua previsão de lucro anual para sua divisão de semicondutores, que inclui sensores de imagem, em 17 por cento, para 140 bilhões de ienes. 

Sony

Sony pretende investir 600 bilhões de ienes em sensores de imagem até 2021

Embora o mercado global de smartphones esteja amadurecendo, a demanda por sensores de imagem da Sony permaneceu estável, à medida que as fabricantes de telefones lançam sistemas de câmeras de múltiplas lentes para modelos de alta qualidade. Agora, a Sony pretende investir 600 bilhões de ienes em sensores de imagem ao longo dos próximos três anos, até março de 2021, um aumento de 20% em relação à sua meta anterior e responsável por metade das despesas de capital planejadas do grupo. A Sony controla mais da metade do mercado de sensores de imagens para smartphones, com clientes que incluem a Apple e a maioria dos outros grandes fabricantes de celulares.

Enquanto isso, o negócio de smartphones da Sony era um dos poucos pontos fracos nos lucros robustos, já que a empresa está se preparando para uma perda de 95 bilhões de ienes para este ano e espera que o negócio retorne ao lucro apenas no ano de 2020, em meados de abril. "Reduziremos ainda mais os negócios para minimizar os riscos", disse Totoki, mas acrescentou que a empresa não tem a intenção de sair totalmente do negócio. 

Também nesta terça-feira (30), a Nintendo informou que as vendas de consoles Switch e jogos elevaram os lucros operacionais em 30 por cento no período de julho a setembro, atingindo o maior resultado trimestral da empresa em oito anos.

Fonte: Reuters