De longe esse foi o relógio mais bonito que eu já testei, e após semanas avaliando o Huawei Watch GT 4 de 46mm, trago aqui uma análise destacando quatro coisas que me encantaram e três que deixaram a desejar.

Pontos Positivos

Começamos pelos pontos fortes desse Watch GT 4, onde fica evidente a beleza, autonomia de bateria e qualidade da tela.

Design

O Huawei Watch GT 4 de 46mm impressionou com seu design elegante e robusto. Confesso que ao tirar da caixa fiquei receoso com a cor verde da pulseira, mas tudo nele combina, o metal escovado, as arestas detalhadas, o acabamento perfeito tornam esse o relógio mais bonito que já testei. Você pode correr com ele e está tudo bem, pode sair em um jantar que estará também com uma peça com bela estética.

Se o verde não é a sua praia, pode escolher marrom, preto ou ainda cinza que acompanha uma pulseira metálica.

Cores do Huawei Watch GT 4 46mm
Cores do Huawei Watch GT 4 46mm

Autonomia de Bateria

A bateria do Watch GT 4 realmente se destaca. Em uso moderado, a promessa de 14 dias de duração se concretiza caso você não use muito o GPS. Se for praticante de esportes externos, usando o GPS para monitorar atividades como corridas e ciclismo, a bateria se estende de 7 a 10 dias. Essa performance é um ponto alto para os usuários ativos, onde concorrentes como Apple Watch e Galaxy Watch duram apenas 1 ou 2 dias no máximo.

Qualidade da tela

Huawei Watch GT 4 Review
Huawei Watch GT 4 Review

A tela AMOLED de 1.43 polegadas com resolução 466x466 pixels do modelo de 46mm é um espetáculo. As cores são vibrantes, o brilho é adequado para todas as condições de luz, e a nitidez das informações é ótima. Existem diversas telas para você personalizar de acordo com a ocasião ou seu humor.

Monitoramento de atividades

Em esportes, principalmente caminhada, corrida e ciclismo ao ar livre, temos vários números e informações.

Monitoramento de atividades físicas pelo Watch 4
Monitoramento de atividades físicas pelo Watch 4

Eu pratiquei corrida ao ar livre, ciclismo indoor e ao ar livre, pilates e caminhada. As atividades ao ar livre tiveram a conexão com o GPS no mesmo tempo que as versões anteriores, ou seja, sem muita evolução por aqui, mas não era lento, leva cerca de 15 a 20s para emparelhar completamente. Enquanto você faz aquele alongamento, deixa ele pareando.

Uma coisa que até que enfim a Huawei adicionou, via atualização de software a versão GT 3 também já tem, é o AUTOPAUSE. Você pode configurar para pausar automaticamente as atividades enquanto estiver parado, seja ciclismo ou corrida, sério, não tinha isso quando testei o GT3, veio com update.

Pontos Negativos

Partimos agora para os pontos negativos do Watch 4 GT, são problemas que a Huawei enfrenta há tempo.

Limitações do sistema HarmonyOS

Apesar de suas qualidades, o HarmonyOS tem suas limitações, especialmente na loja de aplicativos. A ausência de apps populares como Spotify e Strava é um ponto negativo, restringindo a integrações mais fáceis.

Strava é a rede social ou app de gerenciamento de atividades, como preferir chamar que mais usuários tem no mundo, não é possível não ter uma integração melhor com esse aplicativo. E sei que você dirá que existe como integrar, mas não é simples de fazer, se tiver iPhone então, esquece.

Integração com Smartphones:

E é aí que entra o segundo ponto. A integração com smartphones, especialmente iPhones, poderia ser melhor. Embora seja possível usar o relógio com um iPhone, a experiência não é tão fluída quanto com dispositivos Android, faltam diversos recursos que aparecem no app do Android. Por falar em app para Android, na Play Store você não encontra o aplicativo oficial, é preciso achar ele por meio do site da Huawei, tudo por conta daquele entrave judicial que barrou a Huawei de usar a plataforma Google.

Transferência de música arcaica

A forma de transferir música para o relógio, nos remete a voltar no tempo. Lembra quando você baixava MP3 para colocar em um MP3 player? Pois bem, nos relógios da Huawei isso ainda é assim. Precisa ter os arquivos físicos para enviar ao relógio por meio de bluetooth, demorado, por sinal.

Não existe Spotify para conectar diretamente, apesar do relógio contar com opção de conectar fones de ouvido bluetooth diretamente, o que facilitaria uma atividade física externa mais curta sem necessidade de levar o celular junto. Você conectaria o fone ao relógio e ouviria diretamente as músicas enquanto monitora a atividade pelo GPS do relógio.

Conclusão

O Huawei Watch GT 4 de 46mm é um relógio inteligente que oferece um excelente equilíbrio entre autonomia de bateria, qualidade de tela e funcionalidades esportivas. No entanto, as limitações de seu sistema operacional e a integração com smartphones deixam a desejar. Recomendo para quem valoriza a autonomia de bateria e a qualidade de tela, mas sugiro cautela para aqueles que buscam uma experiência de software mais abrangente e integrada.

Onde comprar?

  • R$ 1.049,00 Mercado Livre *** Huawei GT4 Phoinix-B19F 1.39" caixa de cartón preta, pulseira preta Ver oferta
  • R$ 1.122,00 Amazon*** HUAWEI, SmartWatch, WATCH GT 4 46mm,Design Geométrico,Novo gerenciamento de calorias,Até 2 semanas de bateria (preto) Ver oferta