A Apple anunciou seus novos iWatchs em 2023 através de um evento no YouTube. Diante desses novos lançamentos, será que vale a pena você buscar um modelo anterior? Quem já possui um Apple Watch Série 5 precisa trocar por um Apple Watch Série 8? Ou essa diferença de 3 gerações fez com que o modelo caísse na questão do ser mais do mesmo com apenas algumas mudanças pontuais? Vamos conferir.

Apple Watch 5 vs Apple Watch 8: o que mudou nas gerações?

Apple Watch 5 vs Apple Watch 8: o que mudou nas gerações?
Apple Watch 5 vs Apple Watch 8: o que mudou nas gerações?

A Apple não costuma ser a empresa mais inovadora do mercado e disso nós já sabemos. Ano após ano temos lançamentos de novos produtos dela que acabam por trazer novidades apenas para usuários de WatchOS mesmo (uma vez que a maioria delas já vemos no mundo Android há anos).

Nosso comparativo vai se resumir nos seguintes tópicos:

ÍNDICE

Acabamento

A construção de ambos os Apple Watch é muito parecida, eles contam com traseira e frontal com cristais de safira
A construção de ambos os Apple Watch é muito parecida, eles contam com traseira e frontal com cristais de safira

Nesse quesito não tivemos mudanças, pois em ambas as gerações nós temos o mesmo acabamento traseiro em cerâmica com cristais de safira com a estrutura de aço inoxidável. Sendo assim, não há motivos para trocar para a nova geração nesse quesito. Claro que isso não é motivos de reclamação, visto que é um material muito premium e que realmente é de se esperar que seja mantido ao longo dos anos.

Tela

A tela deles composta por vidro com cristais de safira possui tecnologia OLED com até 1000 nits de brilho
A tela deles composta por vidro com cristais de safira possui tecnologia Retina LTPO OLED com até 1000 nits de brilho

Em relação à tela tivemos um upgrade. O modelo mais recente conta com 1,9" de tamanho contra 1,78" do antecessor. Foi um upgrade singelo mas que pode agradar quem prefere relógios com tela "grande" (claro, levando-se em consideração que um relógio não tem a mesma proposta de ser grande e ter multitarefas igual a um smartphone).

Processamento e capacidades de memória

Quando o assunto é o processamento, sai o Apple S5 e entra o Apple S8. Com essa mudança os aparelhos tendem a ficar mais poderosos e econômicos em relação aos da geração passada. Já em relação às capacidade de memória, permanecemos com a mesma opção de 32GB sem possibilidade de expansão via microSD e aliados com míseros 1GB de RAM. É decepcionante essa capacidade pequena de RAM visto o valor caro que os produtos custam, eles poderiam fornecer também versões com 64GB e 128GB de armazenamento interno, pois em pleno 2024 comprar um dispositivo com apenas 32GB de capacidade é de "capotar o Corsa".

Sistema operacional

Ambos vem equipados com o WatchOS (o iOS para relógios). O iWatch 5 veio com a versão 6 de fábrica contra a versão 9 do iWatch 8
Ambos vem equipados com o WatchOS. O iWatch 5 veio com a 6ª versão de fábrica contra a 9ª versão do iWatch 8

O Sistema Operacional proprietário da Apple que embarca nesses carinhas aqui, o WatchOS (iOS para relógios). Sendo assim, o Apple Watch 8 contava com a 9ª geração da interface de fábrica enquanto o Apple Watch 5 contava com a 6ª geração de fábrica. Portanto a vitória aqui fica com o modelo mais recente por já trazer um sistema mais atualizado já de fábrica e com isso receberá atualizações mais recentes do WatchOS.

Bateria

A bateria desses Watchs também passou por mudanças. O Apple Watch 5 conta com uma bateria de 296mAh de capacidade contra 308mAh do Apple Watch 8. Esse upgrade no tamanho físico aliado ao processador mais eficiente fazem com que o modelo mais recente leve vantagem nesse quesito.

No quesito de carregamento a Apple nunca foi referência nem em celular, quem dirá em relógio. O modelo de 8ª geração demora cerca de 45mins para levar a bateria de 0 até 80%, portanto o tempo para carregae até 100% deve ser 1 hora para cima.

Vale a pena trocar o Apple Watch 5 pelo Apple Watch 8?

Apple Watch 8 é excelente, porém o Apple Watch 5 não faz feio e hoje se encontra como um modelo mais custo-benefício
O iWatch 8 é excelente, porém o iWatch 5 não faz feio e hoje se encontra como um modelo mais "custo-benefício"

Caso você seja uma pessoa que gosta de ter sempre o modelo mais atual e grana não faz falta para você, pode comprar o modelo da linha mais recente (quem sabe até um relógio da linha Apple Watch 9 logo). Todavia, não achamos que as diferenças entre as gerações são grandes o suficiente para compensar a troca de uma geração pela outra. O Apple Watch 5 já supre qualquer pessoa em pleno 2024 e não há necessidade de trocá-lo por um mais recente.